Mapa de Hidroquímica dos Mananciais Subterrâneos da Região Nordeste
O Mapa de Hidroquímica dos Mananciais Subterrâneos da Região Nordeste do Brasil reúne um acervo de 10.478 análises físico-químicas – todas procedentes de poços tubulares – e delimita domínios quimicamente homogêneos com relação à potabilidade, aos fácies químicos e à adequabilidade das águas para uso na irrigação. Os laudos químicos foram incorporados a um banco de dados (elaborado em Access), onde – utilizando aplicativos – foram classificados, segundo os critérios acima citados. Essas determinações foram migradas e georreferenciadas no GeoMedia, onde foi desenvolvido um minucioso trabalho de individualização de zonas quimicamente homogêneas, utilizando critérios geológicos, fisiográficos e hidrogeológicos, que permitiram a demarcação de unidades que guardam características mais ou menos similares no âmbito de seus limites. A conjugação dos temas numa única carta só foi possível com a utilização de cores (tipos químicos), hachuras (classes de potabilidade) e símbolos (classes de irrigação) – artifícios visuais que permitem ao usuário uma visão global das características químicas das águas subterrâneas desta região.
Na classificação dos tipos químicos de água foi utilizado o Diagrama Triangular de Feré, onde são confrontados os percentuais relativos (em meq/l) dos principais cátions (Ca, Mg, Na e K) e ânions (Cl, HCO3, SO4 e NO3) presentes em cada uma das amostras.
A potabilidade das águas subterrâneas foi avaliada em termos de suas características físico-químicas e balizada a partir da utilização dos parâmetros estabelecidos por Schoeller (Cálcio, Sódio, Magnésio, Cloreto, Sulfatos e Resíduo Seco), os quais definem seis classes de potabilidade: boa, passável, medíocre, má, momentânea e não-potável.
Na avaliação das águas para fins de uso na irrigação foi utilizada a classificação americana do U.S. Salinity Laboratory, que relaciona os valores da Condutividade Elétrica (C) e da Razão de Adsorção de Sódio (SAR), estabelecendo recomendações de uso para diversos tipos de solos e culturas vegetais.
Simples
Informação de identificação
- Data ( Publicação )
 - 2013
 
- Finalidade
 - As informações apresentadas objetivam fornecer um maior conhecimento da qualidade química das águas subterrâneas desta região – a mais carente de recursos hídricos do país –, oferecendo subsídios para o planejamento de ações e, sobretudo, para o uso racional dos recursos hídricos.
 
- Status
 - Concluído
 
55(21)2142-0005
- Palavras-chave ( Tema )
 - 
                                
- Hidroquímica
 
 
- Palavras-chave ( Tema )
 - 
                                
- Recursos Hídricos
 
 
- Palavras-chave ( Lugar )
 - 
                                
- Região Nordeste
 
 
- Tipo de representação espacial
 - Vetor
 
- Idioma
 - por
 
- Codificação de caracteres
 - UTF8
 
- Categoria temática
 - 
                                
 
                            Extensão vertical
Restrições de recursos
- Identificador de sistema de referência
 - Datum Horizontal: SIRGAS 2000
 
Informação de representação espacial
- Verifique a disponibilidade de ponto
 - Não
 
- Ponto no pixel
 - 
                                
 
- Disponibilidade de ponto de controle
 - Não
 
- Disponibilidade de parâmetro de orientação
 - Não
 
- Forma de distribuição
 - 
                            
 
- Recursos online
 - ftp://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/geologia/levantamento_hidrogeologico_e_hidroquimico/mapas/regionais/nordeste_hidroquimica_subterraneo.pdf ( WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download )
 
- Recursos online
 - http://metadados.geo.ibge.gov.br/geonetwork_ibge/srv/en/resources.get?uuid=02c7baee-b741-475d-b85b-c3dd8d2008c8&fname=&access=private ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
 
- Recursos online
 - http://www.geoservicos.ibge.gov.br/geoserver/CREN/wms?service=WMS&version=1.1.0&request=GetMap&layers=CREN:HidroquimicaSubtRegiaoNE_Potabilidade&styles=&bbox=-48.7548781624628,-18.3285960779782,-34.7876206711965,-1.04481255968164&width=413&height=512&srs=EPSG:4674&format=application/openlayers ( OGC:WMS-1.1.1-http-get-map )
 
55(21) 2142-4723
- Nível hierárquico
 - Conjunto de dados
 
- Instrução
 - A base vetorial contínua (na escala 1:2.500.000) foi elaborada em GeoMedia a partir dos arquivos digitais de onze cartas do Sistema Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo – CIM que recobrem a Região Nordeste. Os elementos gráficos estão estruturados em níveis de informação, onde os atributos geométricos e semânticos estão associados a um banco de dados, que permite ao usuário não só identificar os principais indivíduos geográficos que ocorrem na Região Nordeste do Brasil, como também executar tarefas de geoprocessamento (pesquisas e composições temáticas). Os diversos níveis de informação da base CIM foram simplificados, através da selecão de elementos mais relevantes, evitando grande adensamento de informações que comprometessem a melhor representação do tema na escala apresentada.
 
- Fonte
 - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). As amostras de água coletadas pelo IBGE foram analisadas pelo Laboratório de Análises Minerais, Solos e Águas – LAMSA, da Escola de Química, da Universidade Federal de Pernambuco.
 
- Etapa do processo
 - Inicialmente, foi realizado um levantamento das análises físico-químicas disponíveis em vários órgãos governamentais. Posteriormente, foram programadas campanhas de campo destinadas a executar estudos de reconhecimento hidrogeológico e coletas de água em poços tubulares da região. Os dados – uma vez avaliados – foram incorporados a um banco de dados (desenvolvido no Microsoft Access). A etapa final consistiu em classificar estas informações, gerando zonas quimicamente homogêneas. A confecção do mapa e montagem da legenda foram realizadas em arquivos vetoriais e são apresentadas em GeoMedia e PDF. O Mapa de Hidroquímica dos Mananciais Subterrâneos da Região Nordeste do Brasil é resultado de um processo dinâmico, podendo ser periodicamente atualizado na medida em que uma massa de dados significativa for incorporada ao Banco de Dados, haja vista que quanto maior o volume e melhor a qualidade do dado, tanto melhor será a definição das unidades formuladas.
 
Precisão posicional dos dados grid
Consistência de domínio
Precisão posicional externa absoluta
Precisão da medição de tempo
Correção de classificação temática
Informações de conteúdo
- Incluído com o dataset
 - Não
 
- Identificador do arquivo
 - 02c7baee-b741-475d-b85b-c3dd8d2008c8 XML
 
- Idioma
 - por
 
- Codificação de caracteres
 - UTF8
 
- Nível de hierarquia
 - Conjunto de dados
 
- Data dos metadados
 - 2015-05-07T14:41:30
 
- Nome da norma dos metadados
 - ISO 19115:2003/19139
 
- Versão da norma dos metadados
 - 1.0
 
Visões gerais
                  Extensão espacial
                  Providenciado por