• IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Hierarquia dos centros urbanos 2018 adaptada ao recorte municipal 2022 para fins estatísticos.

Hierarquia dos centros urbanos adaptada ao recorte municipal 2022 para fins estatísticos: A hierarquia urbana indica a centralidade da Cidade de acordo com a atração que exerce a populações de outros centros urbanos para acesso a bens e serviços e o nível de articulação territorial que a Cidade possui por estar inserida em atividades de gestão pública e empresarial. São cinco níveis hierárquicos, com onze subdivisões: Metrópoles (Grande Metrópole Nacional, Metrópole Nacional e Metrópole), Capitais Regionais (A, B e C), Centros Sub-Regionais (A e B), Centros de Zona (A e B) e Centros Locais.

O recorte da hiearaquia urbana são as Cidades, constituídas por Municípios isolados e Arranjos Populacionais - este último grupo constituído por Municípios muito integrados entre pela intensidade dos movimentos pendulares para trabalho e estudo e de contiguidade das áreas urbanizadas. Como o processo de hieraquização é realizado considerando todos os Municípios que integram um Arranjo Populacional como uma unidade, não é possível simplesmente fragmentar o Município e atribuir a hierarquia do Arranjo Populacional ao Município.

A adaptação do recorte Cidade para o Município foi realizado por meio da condição de integração do Município:

a) Núcleo de Arranjo Populacional: Município que participa de Arranjo Populacional enquanto núcleo. Em geral, são os Municípios que compõem o nome do Arranjo Populacional e possuem maiores populações no recorte (a publicação Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2016 apresenta mais detalhes e exceções a essa regra geral).

b) Subnúcleo de Arranjo Populacional: Município que participa de Arranjo Populacional, não é núcleo, mas é citado como destino principal para acesso a serviços de moradores de pelo menos um outro Município, de acordo com o questionário da pesquisa REGIC 2018; ou possui elevado nível de Gestão do Território (segundo o critério de Municípios excluídos da coleta da REGIC 2018).

c) Integrante de Arranjo Populacional: Município que integra Arranjo Populacional mas não é núcleo nem subnúcleo do recorte.

d) Município não isolado: Município não participa de Arranjo Populacional.