• IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Atlas Nacional Digital 2017 - Caderno Temático: Cidades Sustentáveis.Participação da sociedade no planejamento urbano e na gestão

Participação de mulheres nas Câmaras municipais 2016

"A informação está baseada no número de mulheres que se elegeram vereadoras em cada município em 2016, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em comparação com o número total de vereadores nestes municípios.

Predomina baixa participação de mulheres em Câmaras de vereadores no Brasil. Os percentuais de maior frequência no território, notadamente nas áreas onde a rede urbana é mais densa, atingem, no máximo, 36%. Não há registro da participação proporcionalmente expressiva de mulheres em Câmaras de grandes cidades. Tanto as capitais quanto as cidades médias registram baixos percentuais de mulheres em suas Câmaras. A partir do mapa é possível supor que as cidades que registram maiores percentuais de participação feminina sejam aquelas de menor população onde, consequentemente, o número de cadeiras nas Câmaras seja muito reduzido, assim como o de eleitores.

Meta correspondente do ODS 11: 11.3 até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e a capacidade para o planejamento e a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos, em todos os países.

Dados percentuais. Nível municipal. Eleições 2016"

Vereadoras

Fonte: TSE, Estatísticas Eleitorais 2016. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/resultados. Malha municipal 2013