• IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Indicador 6.b.1 - Proporção das unidades administrativas locais com políticas e procedimentos estabelecidos e operacionais para a participação das comunidades locais na gestão de água e saneamento por unidade da federação. 2017.

O indicador avalia a porcentagem de unidades administrativas locais de um país que podem contribuir para a gestão da água e do saneamento, mediante a participação local. “Unidades administrativas locais” referem-se a municípios, subdistritos, comunidades ou outros locais, abrangendo áreas urbanas e rurais, a serem definidas pelo governo. No âmbito do indicador, políticas e procedimentos de participação local são conceituados como mecanismos pelos quais indivíduos e comunidades podem contribuir de forma significativa para as decisões sobre a gestão da água e do saneamento, incluindo, por exemplo: escolha de soluções adequadas para um determinado contexto social e econômico; plena compreensão dos impactos de uma decisão sobre a população local; e grau de apropriação local das soluções definidas. Para cálculo do indicador, foram considerados dois subcomponentes: Para gestão dos recursos hídricos – GRH: representado pelos municípios brasileiros inseridos em Comitês de Bacias Hidrográficas e em outras entidades que atuam como Comitês, tais como o Grupo de Trabalho criado para acompanhamento do PRH-Paraguai (inclui 78 municípios) e entidades participantes das negociações para alocação de água em reservatórios. Adotou-se como referência para o cálculo do percentual das entidades locais participantes da GRH a localização da sede municipal, ano a ano da série histórica, em relação ao número total de municípios do País no mesmo ano; Para a gestão do saneamento – GSA: representado pelos municípios com Conselhos Municipais de Saneamento Básico (CMSB), ano a ano, e o número total de municípios do País no mesmo ano. Para fins desse indicador, o Distrito Federal e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha estão contabilizados como municípios.

Padrão

Identificação 

 
Data (Criação)
2022-10-06
Status
Concluído  

  Criador

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Geociências 
Tipo de representação espacial
Vetorial  
Categoria temática
  • Meio ambiente
  • Sociedade
N
S
E
W


Palavras-chave
  • Água Potável e Saneamento
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Idioma
Portuguese  
Código de caracteres
UTF8  

Distribuição 

 
Online
ODS:ODS_6_b_1_2017_Proporcao_ua_locais_procedimentos_estabelecidos_para_participacao_comunidades_na_gestao_de_agua_unidade_federacao 

Indicador 6.b.1 - Proporção das unidades administrativas locais com políticas e procedimentos estabelecidos e operacionais para a participação das comunidades locais na gestão de água e saneamento por unidade da federação. 2017.

mdb:MD_Metadata

Identificador do metadado
urn:uuid / 874f39fe-1527-4468-b7fc-8ae94c8e4cf2

Idioma
Portuguese  
Código de caracteres
UTF8  

  Criador

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 

Escopo do metadado 

 
Escopo do recurso
Conjunto de dados  
Link do metadado
https://metadadosgeo.ibge.gov.br/geonetwork_ibge/srv/api/records/15c80f0a-e96e-451a-b332-85840ee94a9e 

Data do metadado (Revisão)
2025-10-02T17:11:20
Data do metadado (Criação)
2020-07-17
Título
ISO 19115-3:2014 
Título
Perfil MGB 2.0 
 
 

    Visões gerais

Extensão espacial

N
S
E
W


Palavras-chave


Fornecido por

Compartilhar em mídias sociais

Recursos associados

Not available


  •  
  •  
  •