• IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

BASE TEMÁTICA VETORIAL 1:250.000 – BRASIL – VEGETAÇÃO PONTO DE INVENTÁRIO

Trata-se de um conjunto de informações vetoriais e alfanuméricas (arquivos de SIG – Sistema de Informação Geográfica), georreferenciados, interpretadas ou compiladas na escala 1:250.000, que retratam características da Vegetação brasileira atual e pretérita, do recorte cartográfico referido. Este produto foi elaborado de acordo com o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (2ª edição, publicado pelo IBGE em 2012 (encontrado no endereço http://biblioteca.ibge.gov.br ), e tendo como base as Cartas de Serviço, escala 1:250.000, do mapeamento realizado pelo Projeto RADAMBRASIL para todo território nacional na escala 1:1.000.000.

Para obtenção das informações referentes aos pontos foi realizado o trabalho de campo, que tem por objetivo a caracterização geral da vegetação no local observado.

PONTO DE INVENTÁRIO—Objetiva estimar o potencial madeireiro (volume médio por hectare no ponto), lenhoso (volume em estéreos por hectare).

A elaboração do produto consistiu nos seguintes procedimentos:

1) atividades de campo para correlação padrão da imagem x verdade terrestre, visando o reconhecimento pontual, solução de dúvidas e validação da interpretação, coleta de material botânico, registro fotográfico, além dos dados quantitativos e qualitativos da vegetação, quando necessário;

Neste produto pode conter as seguintes informações: estimativa do potencial Madeireiro ou Lenhoso pode ser divididos em:

• Se for madeireiro, as variáveis medidas são: CAP(circunferência a 1,30m), altura do fuste, além do aspecto da sanidade do fuste.

Se lenhoso: para savana, CAC (circunferência a 0,30m) e volume individual.

volume individual.

• Se for para material lenhos, neste caso as variáveis medidas são CAP(circunferência a 0,30m do solo), Hc (altura e copa), Dc (diâmetro de copa), também é anotado o nome vulgar dos indivíduos.