Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil - 1:27.000.000
O Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil traz uma classificação interpretativa de fácil entendimento e fácil visualização espacial do potencial para o uso agrícola dos tipos de solos do Brasil. Trata-se de um mapa orientativo, elaborado a partir do mapeamento de solos do IBGE (publicado na escala 1:250.000, disponíveis no BDiA), que auxilia no melhor entendimento do potencial agrícola das terras, considerando-se que os recursos naturais, sobretudo solo e relevo aqui avaliados, favorecem o importante setor agrícola brasileiro. O estudo retrata a íntima relação entre os fatores intrínsecos do solo com o relevo, demonstrando as potencialidades e limitações que os ambientes, com características similares, apresentam frente as ações relacionadas com as diversas atividades necessárias para o desenvolvimento agrícola. A partir dessas relações foram obtidas cinco classes qualitativas de potencialidade ao desenvolvimento agrícola apontadas nessa análise, sendo elas: muito boa, boa, moderada, restrita e fortemente restrita. Neste produto, são encontrados polígonos das classes de potencialidade agrícola natural das terras com informações sobre as classes de solos referentes ao primeiro componente das unidades de mapeamento do IBGE.
Padrão
Identificação
- Data (Criação)
- 2022-12-05T08:00:00
- Status
- Concluído
Autor
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Diretoria de Geociências (DGC) - Coordenação de Meio Ambiente (CMA)
Av República do Chile, n 500, 7 andar
Rio de Janeiro
20031-170
Brasil
- Tipo de representação espacial
- Vetorial
Resolução espacial
Escala equivalente
- Denominador
- 27000000
- Categoria temática
-
- Cartografia de referência e imageamento
- Meio ambiente
- Agricultura e pecuária
- Informação geocientífica
N
S
E
W
))
- Palavras-chave
-
- Solos
- Edafologia
- Mapa de Solos
- Mapa de Potencialidade de Solos
- Potencial Agrícola de Solos
- Solos Agrícolas
- Solos do Brasil
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Distribuição
- Formato de distribuição
-
Distribuidor
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI)
R. Gen. Canabarro, 706 - Maracanã
Rio de Janeiro
20271-205
Brasil
Linhagem do recurso
- Declaração
- O Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil segue os princípios básicos e conceitos já expostos no Mapa de Potencialidade Agrícola presente no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos (2010), publicado pelo IBGE. Contudo, este produto utiliza dados atualizados em maior escala de análise, oriundos do tema Pedologia disponíveis no BDiA (mapeamento pedológico do IBGE, realizado entre 1998 e 2017, e originalmente levantado e publicado na escala 1:250.000, em recorte de folhas ao milionésimo), com o objetivo do aprimoramento e maior detalhamento da análise, incluindo também a utilização de novas ferramentas para sua elaboração. O Limite do país foi homogeneizado de acordo com o Limite da Base Cartográfica 1:250.000. Cabe ressaltar que as áreas especiais de proteção estabelecidas pela legislação ambiental brasileira foram analisadas nesta publicação. Portanto, áreas que possuem algum enquadramento ou atribuição legal devem ser avaliadas de acordo com os possíveis usos estabelecidos. Para a classificação da potencialidade agrícola natural das terras do Brasil foram selecionados atributos do primeiro componente das unidades de mapeamento de solos e avaliados de forma empírica, dentre eles: profundidade, fertilidade natural, atividade das argilas, hidromorfismo, transição textural abrupta, saturação por sódio, salinidade, tiomorfismo, oscilação do nível freático (presença de plintita), concreções, caráter vértico, entre outros. Além disso, foram avaliadas de forma conjuntas as classes de relevo das unidades de mapeamento. Os dados foram tratados de forma semiautomática em planilhas eletrônicas e validados de forma empírica. Os solos do Brasil foram classificados em cinco Classes de Potencialidade hierarquizadas em função das suas potencialidades e limitações, descritas abaixo de forma sucinta: Classe A1 - Terras com muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola; Classe A2 - Terras com boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola; Classe B - Terras com moderada potencialidade ao desenvolvimento agrícola; Classe C - Terras com restrita potencialidade ao desenvolvimento agrícola; Classe D - Terras com potencialidade fortemente restrita ao desenvolvimento agrícola e terras destinadas à proteção, preservação e conservação da vegetação. Ao final as terras do Brasil foram divididas em cinco classes das quais as duas classes de melhor potencialidade agrícola receberam a nomenclatura A com a subdivisão 1 e 2 por se diferenciarem principalmente pela fertilidade natural, maior na classe A1 em relação a classe A2. Enquanto as demais classes apresentaram outras diferenças significativas em termos de tipos de solos e condições de relevo, e receberam a nomenclatura B, C e D.
Insumo
- Título
- Mapeamento Pedológico do IBGE publicado na escala 1:250.000 disponível no BDiA.
Insumo
- Título
- Limites do Território Nacional da Base Cartográfica 1:250.000.
Insumo
- Título
- Mapa de Potencialidade Agrícola presente no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos (2010), publicado pelo IBGE.
Etapa de produção
- Descrição
- 1. Pesquisa e aprimoramento da metodologia utilizada em 2010.
Etapa de produção
- Descrição
- 2. Aquisição base de dados de solos em ambiente SIG.
Etapa de produção
- Descrição
- 3. Seleção de atributos do solo e das classes de relevo.
Etapa de produção
- Descrição
- 4. Exportação para planilha eletrônica.
Etapa de produção
- Descrição
- 5. Padronização dos dados.
Etapa de produção
- Descrição
- 6. Análise semiautomatizada dos dados em planilha eletrônica.
Etapa de produção
- Descrição
- 7. Validação Ad Hoc.
Etapa de produção
- Descrição
- 8. Classificação.
Etapa de produção
- Descrição
- 9. Exportação para ambiente SIG.
Etapa de produção
- Descrição
- 10. Produção do Mapa.
Sistema de referência
- Identificador do sistema de referência
- EPSG / 4674
mdb:MD_Metadata
- Identificador do metadado
- urn:uuid / a593d27d-cc7a-4324-b99b-94dfaecb6024
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Criador
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Diretoria de Geociências (DGC) - Coordenação de Meio Ambiente (CMA)
Av República do Chile, n 500, 7 andar
Rio de Janeiro
20031-170
Brasil
Escopo do metadado
- Escopo do recurso
- Conjunto de dados
- Link do metadado
- https://treinamento.inde.gov.br/geonetwork/srv/api/records/e9108bea-c43d-42b4-a376-97b0804ab0a7
- Data do metadado (Revisão)
- 2022-11-22T16:41:16
- Data do metadado (Criação)
- 2020-07-17
- Título
- ISO 19115-3:2014
- Título
- Perfil MGB 2.0
Visões gerais
Extensão espacial
N
S
E
W
))
Fornecido por

Recursos associados
Not available