Hierarquia Urbana - atualização 2024
A publicação da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018 atualiza o quadro de referência da rede urbana brasileira. Trata-se da quinta edição da pesquisa que foi publicada anteriormente em 1972, 1987, 1993 e 2007. A edição 2018 manteve o aporte teórico-metodológico da última pesquisa, com aprimoramentos em procedimentos e com o acréscimo de pesquisa sobre outros temas relacionados à rede urbana, como a identificação de fluxos entre as Cidades brasileiras fronteiriças com os países vizinhos.
A rede urbana brasileira, no presente estudo, está estruturada em duas dimensões: a hierarquia dos centros urbanos, dividida em cinco níveis principais (Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais); e as regiões de influências, identificadas pela ligação das Cidades de menor para as de maior hierarquia urbana. O estabelecimento das hierarquias e a identificação das ligações entre as Cidades, bem como a delimitação das áreas de influência, foram construídos com base em pesquisa específica com o levantamento de dados primários, com uso de registros administrativos e com o insumo de outras pesquisas do IBGE relevantes para a temática sobre a qual a presente publicação se debruça.
Além da própria publicação, que contém a rede urbana e as análises setoriais que auxiliam a melhor qualificação dos resultados, está disponível a base de dados da pesquisa, útil para estudos que enfoquem outros temas ou áreas em outras escalas além da nacional.
Considerando que o IBGE realiza essa linha de pesquisa há cinco décadas, a presente publicação contribui para a compreensão da evolução histórica do fenômeno urbano no País, sobretudo das relações entre centros urbanos. As versões anteriores deste estudo mostram que ele pode servir como insumo para o planejamento, em especial para decisões de localização, seja de serviços públicos, de distribuição de empresas ou de investimentos no território, levando em consideração as relações espaciais entre os centros urbanos e a atração diferenciada que as Cidades possuem para de acesso da população aos bens e serviços.
atualizado base 2024
Padrão
Identificação
- Data (Criação)
- 2025-05-15
- Status
- Concluído
Autor
- Tipo de representação espacial
- Vetorial
Resolução espacial
Escala equivalente
- Denominador
- 15000000
- Categoria temática
-
- Cartografia de referência e imageamento
- Palavras-chave
-
- Hierarquia Urbana
- REGIC
- Tocantins
- Regiões de Influência das Cidades
- 2024
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Distribuição
- Formato de distribuição
-
Distribuidor
Linhagem do recurso
Insumo
- Data (Publicação)
Sistema de referência
- Identificador do sistema de referência
- EPSG / 4674
mdb:MD_Metadata
- Identificador do metadado
- urn:uuid / ab6a0729-ba9b-42fe-a2aa-36aec6e76bb8
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Criador
Escopo do metadado
- Escopo do recurso
- Conjunto de dados
Link do metadado
- Função
- Metadados
- Link do metadado
- https://metadadosgeo.ibge.gov.br/geonetwork_ibge/srv/api/records/816af61b-eb40-45cb-a268-9723583ea8e0
- Data do metadado (Revisão)
- 2025-05-12T10:53:15
- Data do metadado (Criação)
- Título
- ISO 19115-3:2014
- Título
- Perfil MGB 2.0
Visões gerais
Extensão espacial
Fornecido por