Orientações para Instalação de Estações de Monitoramento Contínuo GNSS Compatíveis com a RBMC - 2ª Edição
Com mais de quinze anos de operação, a RBMC é hoje uma das principais estruturas geodésicas de referência do país e a mais usada pelos topógrafos e engenheiros nos seus trabalhos de georreferenciamento e infraestrutura. Além, de apoiar atividades técnicas, que exigem posicionamento preciso, subsidia o segmento acadêmico no desenvolvimento de pesquisas científicas. O sucesso de mais de uma década se deve não somente ao IBGE, mas também às instituições parceiras que contribuem na implementação e operacionalização desta rede. Sendo assim, após a experiência adquirida nos últimos anos com a modernização da rede e sua expansão, verificou-se a necessidade da
elaboração de um documento que contivesse os requisitos necessários para a instalação de uma estação GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélites – Global Navigation Satellite Systems) de operação contínua e sua integração à RBMC.
Simples
- Data ( Criação )
- 20131001
- Status
- Concluído
+55-21-2142-4859
- Palavras-chave ( Disciplina )
-
- geodésia, orientações, instalação, georreferenciamento, GPS
- Tipo de representação espacial
- Tabela de texto
- Denominador
- Não se aplica
- Idioma
- por
- Codificação de caracteres
- UTF8
- Categoria temática
-
))
Extensão vertical
- Valor mínimo
- Não se aplica
- Valor máximo
- Não se aplica
- Identificador de sistema de referência
- Não se aplica
- Forma de distribuição
-
- Recursos online
- ftp://geoftp.ibge.gov.br/metodos_e_outros_documentos_de_referencia/revista_e_manuais_tecnicos/mtg10.pdf ( WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download )
- Recursos online
- http://metadados.geo.ibge.gov.br/geonetwork/srv/en/resources.get?id=17549&fname=&access=private ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos online
- http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default_normas.shtm ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
- Tal integração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências, que vão desde a escolha do local de sua instalação, passando para o tipo de marco e equipamento, até ao tipo de comunicação para a transferência dos dados. Sendo assim, a primeira etapa a ser cumprida é a escolha do local onde será construído o marco geodésico, passando para o tipo de marco e o tipo de equipamento. A qualidade e tipo da comunicação é outro fator de extrema importância para a operação das estações da RBMC, pois é necessário o acesso a qualquer tempo ao receptor, permitindo sua configuração quando necessário e a transferência de dados. Os itens contidos neste documento descrevem as condições mínimas a serem seguidas conforme a sequência de etapas descritas a seguir. Obs.: Este documento trata-se da 2ª versão do manual técnico Orientações para Instalação de Estações de Monitoramento Contínuo GNSS Compatíveis com a RBMC.
- Identificador do arquivo
- b2af3398-e29a-463c-8970-16f12105fef8 XML
- Idioma
- por
- Codificação de caracteres
- UTF8
- Data dos metadados
- 2013-10-18T09:42:14
- Nome da norma dos metadados
- ISO 19115:2003/19139
- Versão da norma dos metadados
- 1.0
(21) 2142-4859
Visões gerais


Extensão espacial
))
Providenciado por
