Cartograma Digital de localização das estações da RBMC
Representação espacial das 112 estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS no território brasileiro.
Simples
- Data ( Revisão )
- 20150304
- Status
- Contínuo
Originador
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/ Diretoria de Geociências - DGC/Coordenação de Geodésia-CGED
-
Diretoria de Geociências - DGC/Coordenação de Geodésia
+55-21-2142-4859
Rio de Janeiro
,
21241051
,
BR
+55-21-2142-4985
+55-21-2142-4859
- Palavras-chave ( Disciplina )
-
- geodésia, RBMC. redes geodésicas, métodos geodésicos. tecnologia GNSS. GPS.
- Tipo de representação espacial
- Vetor
- Denominador
- Não se aplica
- Idioma
- por
- Codificação de caracteres
- UTF8
- Categoria temática
-
N
S
E
W
))
Extensão vertical
- Valor mínimo
- Não se aplica
- Valor máximo
- Não se aplica
- Identificador de sistema de referência
- SIRGAS2000
- Forma de distribuição
-
- Recursos online
- ftp://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_sobre_posicionamento_geodesico/rbmc/cartogramas/RBMC_2012.pdf ( WWW:DOWNLOAD-1.0-ftp--download )
- Recursos online
- http://metadados.geo.ibge.gov.br/geonetwork_ibge/srv/en/resources.get?uuid=bb6f10be-d0d6-4c12-8282-716a57829f57&fname=&access=private ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Recursos online
- http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
- As estações da RBMC são materializadas através de pinos de centragem forçada, especialmente projetados, e cravados em pilares estáveis. Além dos receptores – que coletam e armazenam continuamente observações do código e da fase da onda portadora, transmitidos pelos satélites GPS –, as estações são dotadas de: antenas do tipo "choke-ring"; micro-computadores do tipo PC, responsáveis pelo controle da operação automatizada e transmissão diária das observações; e sistemas diversos de fornecimento de energia elétrica, que garantem a operação contínua das estações. As coordenadas das estações da RBMC são outro componente importante na composição dos resultados finais dos levantamentos a ela referenciados. Nesse aspecto, a grande vantagem da RBMC é que todas as suas estações fazem parte da Rede de Referência SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), cujas coordenadas finais têm precisão da ordem de ± 5 mm, configurando-se como uma das redes mais precisas do mundo. Outra característica importante da RBMC é que suas observações vêm contribuindo, desde 1997, para a densificação regional da rede do IGS (International GPS Service for Geodynamics), garantindo uma maior precisão dos produtos do IGS – tais como órbitas precisas – sobre o território brasileiro.
- Identificador do arquivo
- bb6f10be-d0d6-4c12-8282-716a57829f57 XML
- Idioma
- por
- Codificação de caracteres
- UTF8
- Data dos metadados
- 2015-03-04T11:19:15
- Nome da norma dos metadados
- ISO 19115:2003/19139
- Versão da norma dos metadados
- 1.0
Ponto de contato
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Diretoria de Geociências - DGC, Coordenação de Geodésia - CGED
-
Diretoria de Geociências - DGC/Coordenação de Geodésia
(21) 2142-4859
Rio de Janeiro
,
21241-051
,
BR
(21) 2142-4929
(21) 2142-4859
Visões gerais

thumbnail

large_thumbnail
Extensão espacial
N
S
E
W
))
Providenciado por

Recursos associados
Not available