BC250 - Índice dos Nomes - 1:250 000 - 2025
A Base Cartográfica Contínua do Brasil, escala 1:250.000, BC250_2025 adequada para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV3.0, compõe um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica foi gerada a partir de interpretação de imagens de satélite, bem como por informações de órgãos setoriais parceiros. A BC250 foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), contemplando classes de elementos geográficos representáveis nessa escala em dez categorias de informações. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.
A BC250 apresenta ainda uma camada adicional, não prevista na ET-EDGV, denominada Índice dos Nomes, correspondente aos nomes dos elementos que integram a base. Nesta camada, os atributos “nome” e/ou "sigla" dos elementos mapeados estão representados espacialmente, por meio de pontos, associados às suas respectivas categorias e classes de informação.
Padrão
Identificação
- Data (Publicação)
- 2025-11-26T10:00:00
- Propósito
- Compor um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, que permite uma visão integrada do território na escala 1:250.000.
- Créditos
- Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) / Diretoria de Geociências (DGC) / Coordenação de Cartografia (CCAR)
- Status
- Concluído
Autor
- Tipo de representação espacial
- Vetorial
Resolução espacial
Escala equivalente
- Denominador
- 250000
- Categoria temática
-
- Cartografia de referência e imageamento
- Palavras-chave
-
- BC250
- Brasil
- Base Vetorial
- Base Cartográfica Contínua
- EDGV 3.0
- Índice dos Nomes
- 1:250.000
Restrições do recurso
- Limitação de uso
- Este recurso possui caráter predominantemente de gestão, fornecendo uma visão geral da distribuição dos temas de interesse em território nacional. Devido à escala de representação (1:250.000) recomendando-se sua utilização para fins de análise espacial em nível macro.
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Distribuição
- Formato de distribuição
-
- ESRI Shapefile
- GeoPackage (OGC)
- PostGIS (dump)
- GML
- Online
-
BC250 versão 2025
Base Cartográfica Continua na escala 1:250.000
- Online
-
PGI - Bases Cartográficas do Brasil
Plataforma Geográfica Interativa
- Online
-
Indice de nomes
Índice de nomes geográfico
- Online
-
CCAR:BC250_2025_indice_nomes
BC250_2025 Índice dos Nomes
Qualidade
- Nível do escopo
- Conjunto de dados
Linhagem do recurso
- Declaração
- Base cartográfica gerada a partir de interpretação de imagens de satélite e por dados de órgão setoriais parceiros seguindo o modelo de dados geoespaciais da Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV).
- Nível do escopo
- Conjunto de dados
Etapa de produção
- Descrição
- Pontos gerados ou adquiridos a partir dos elementos das classes que possuem atributo nome e/ou sigla não nulos. Para classes com atributos geométricos do tipo linha foi gerado o ponto médio do segmento como referência geoespacial do nome. Para classes com atributos geométricos do tipo polígono foi gerado o centroide do polígono como referência geoespacial do nome. Para classes com atributos geométricos do tipo ponto, os mesmos foram adquiridos como referência geoespacial do nome.
Sistema de referência
- Identificador do sistema de referência
- EPSG / 4674
mdb:MD_Metadata
- Identificador do metadado
- urn:uuid / c53c3719-09a4-449b-80cc-af436e7e0957
- Idioma
- Portuguese
- Código de caracteres
- UTF8
Criador
- Metadado de nível acima
Escopo do metadado
- Escopo do recurso
- Conjunto de dados
- Link do metadado
- https://metadadosgeo.ibge.gov.br/geonetwork_ibge/srv/api/records/51624468-5894-427e-ac27-6637af8757fe
- Data do metadado (Revisão)
- 2025-12-11T10:46:16
- Data do metadado (Criação)
- 2023-11-23
- Título
- ISO 19115-3:2014
- Título
- Perfil MGB 2.0
Visões gerais
Extensão espacial
Fornecido por