• IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Atlas Nacional Digital 2017 - Caderno Temático: Cidades Sustentáveis. Patrimônio Imaterial

Mapa com o número e a listagem dos itens do Patrimônio Imaterial registrado por estado em 2016

"A Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de patrimônio cultural ao incluir bens culturais de natureza imaterial. Entende-se como bens culturais imateriais aspectos da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; festas e celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais; e nos lugares onde ocorrem práticas culturais coletivas, como feiras, mercados, santuários, entre outros.

Até 2016, o Brasil contava com 40 bens imateriais registrados, divididos nos seguintes livros estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): Saberes, Celebrações, Lugares e Formas de Expressão.

Ao observar o mapa, é possível perceber que o estado de Pernambuco se destaca, com 9 bens imateriais registrados, e que as regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de bens. Os bens “ofício dos mestres de capoeira” e “roda de capoeira” têm abrangência nacional, por isso foram incluídos em todos os estados do Brasil.

O gráfico mostra que os primeiros registros foram realizados em 2002 e que no ano de 2003 nenhum bem foi registrado. De 2004 a 2016 o número de bens registrados cresceu constantemente, com destaque para o ano de 2014, com 6 bens imateriais registrados.

Meta correspondente do ODS 11: 11.4 - fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

Dados por estado"

Patrimônio Imaterial

Fonte: Lista de Bens Registrados por estado. Bens Imateriais. IPHAN, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Lista%20Bens%20Registrados%20por%20estado%202017%20(3).pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.