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  • Pontos representando as sedes dos Municípios com presença de empresas do transporte aéreo de cargas, simbolizadas pela espessura de acordo com o quantitativo de empresas presentes. Dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE, ano de referência 2019. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Pontos representando as sedes dos Municípios com presença de empresas do transporte dutoviário de cargas, simbolizadas pela espessura de acordo com o quantitativo de empresas presentes. Dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE, ano de referência 2019. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Prancha com mapas representativos da rede aérea do transporte de cargas, ano de referência de 2019. No mapa "Ligações aéreas - cargas 2019" temos mapeados as linhas representando as movimentações de carga entre aeroportos por meio de voos regulares ou que possuem alguma carga paga e simbolizadas de acordo com o quantitativo movimentado. Já os pontos estão representando os aeroportos e suas respectivas movimentações totais de carga transportada para o ano de referência. Nos demais mapas, os pontos representam a estrutura e topologia (nível de importância na rede aérea) do aeroporto em questão, bem como as linhas representam os fluxos primários, secundários e terciários de carga entre os aeroportos. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Linhas representando as OD (origens-destinos) de carga ferroviária de soja em grãos no País, simbolizadas pela espessura de acordo com a quantidade de carga transportada em 2020. Unidade de medida: TKU (tonelada quilômetro útil). Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Prancha com mapas representativos dos portos organizados e terminais portuário privativos e suas respectivas movimentações de carga para o ano de referência de 2020. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Pontos representando as sedes dos Municípios com presença de empresas do transporte ferroviário de cargas, simbolizadas pela espessura de acordo com o quantitativo de empresas presentes. Dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE, ano de referência 2019. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Pontos representando as sedes dos Municípios com presença de empresas do transporte rodoviário de cargas, simbolizadas pela espessura de acordo com a classe do quantitativo de empresas presentes. Dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE, ano de referência 2019. Nota: as classes foram definidas de acordo com o modelo de quebra natural (Jenks) e a classe inferior fora exlcuída da representação para fins de melhor visualização dos principais elementos do mapa. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Pontos representando as sedes dos Municípios com presença de empresas autorizadas pela ANTT como operadoras do transporte multimodal (OTM), simbolizadas pela espessura de acordo com o quantitativo de empresas presentes em Jan. 2022. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Prancha com mapas representativos da localização e quantitativo de empresas transportadoras de cargas e de serviços correlatos no País. 2019. Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.

  • Linhas representando os segmentos rodoviários do SNV (Sistema Nacional Viário), simbolizados de acordo com a estimativa de tráfego de veículos médios de carga e ônibus de passageiros, por dia e para o ano de referência de 2020. Dados levantados pela Pesquisa Nacional de Tráfego do DNIT. Unidade de medida: quantidade de desvios-padrão - d.p. (acima ou abaixo da média nacional). Faz parte da publicação Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 que tem como objetivo principal o entendimento, em um sentido amplo, dos processos estruturantes do espaço geográfico brasileiro, através da atualização do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos 2010. Neste contexto, a abrangência do temário proposto, incluindo o presente mapeamento, é resultado da valiosa contribuição das fontes oriundas do próprio IBGE e de outras instituições públicas e privadas, sem as quais o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022 não daria conta da complexa articulação de temas que envolvem a atualização do conhecimento do território brasileiro.