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    "Mapa exibindo a centralidade e ligações para assistência técnica para produção agropecuária. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Agropecuária para serviços de assistência técnica apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. O Índice de Atração Agropecuária é calculado a partir do valor da produção agropecuária nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Apenas se visualizam as ligações que não são citação da própria cidade, contabilizadas para o Índice de Atração Agropecuária, mas não representadas como ordem de frequência. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."

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    Percentagem de habitantes com tempo gasto de deslocamento entre casa e trabalho superior a uma hora nas cidades em 2010 "O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora ainda é escasso no municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população que gasta mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Ou seja, 95% da população gasta menos de uma hora para se deslocar nesses municípios. O mapa mostra que ocorrência desses deslocamentos são mais significativas em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Dados de amostra. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

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    Mapa exibindo a Centralidade das atividades de serviços. Mapa exibindo a centralidade das atividades de serviços. O Índice de Diversidade das Atividades de Serviços é a medida da variedade de tipos de serviços presentes em uma cidade. Sendo assim, conta-se cada classe de atividade empresarial (CNAE) representativas da tipologia de serviços presente em cada cidade. Calcula-se o percentual dividindo-se esse quantitativo em relação ao total de classes que existem (232 classes de atividade de serviço) e multiplica-se por 100. Desse modo têm se o percentual de diversidade de serviços de cada cidade. Cidades, para a REGIC 2018, são os arranjos populacionais considerados na análise ou os municípios isolados que não configuram arranjo. Os índices de diversidade de serviços foram classificados em grupos de 25 %, sendo a classe superior ajustada em outras duas classes para que a simbologia realçasse as principais cidades e os valores máximos. Também optou-se por não exibir a classe inferior a fim de melhorar a visulaização dos resultados plotados no mapa.

  • O Atlas Geográfico Escolar Digital apresenta, além de mapas do Brasil e do Mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Mapa do mundo contendo informação da produção mundial de gás natural - 2010

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    "Mapa exibindo a centralidade e ligações para aquisição de insumos para produção agropecuária. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Agropecuária para aquisição de insumos apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. O Índice de Atração Agropecuária é calculado a partir do valor da produção agropecuária nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Apenas se visualizam as ligações que não são citação da própria cidade, contabilizadas para o Índice de Atração Agropecuária, mas não representadas como ordem de frequência. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."

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    Atlas Nacional Digital 2017 - Caderno Temático: Cidades Sustentáveis.. Número de óbitos por desastres em 2016 Porpulação com serviço de esgotamento sanitário 2010 População total residente nos domicílios particulares permanentes com esgotamento sanitário do tipo rede geral e fossa séptica / População total residente nos domicílios particulares permanentes] x 100 "O Censo considera que a ligação do domicílio à rede geral de esgoto ou pluvial existe quando a canalização das águas servidas e dos dejetos, proveniente do banheiro ou sanitário, está ligada a um sistema de coleta que os conduz a um desaguadouro geral da área, região ou município, mesmo que o sistema não disponha de estação de tratamento da matéria esgotada. Os dados de esgotamento sanitário são ainda mal distribuídos pelo território nacional. O Estado de São Paulo é o que possui as mais elevadas taxas de ocorrência, com mais de 90% dos seus domicílios ligados à rede de esgotamento sanitário, enquanto em grande parte dos municípios brasileiros a taxa é menor do que 15%, notadamente na Grande Região Centro Oeste e na Grande Região Norte. O estado de Minas Gerais reproduz o padrão de desigualdade entre as suas porções norte e sul, sendo a primeira com ocorrências mais baixas. Meta correspondente do ODS 11: 11.1 - até 2030, garantir o acesso de todos a habitação adequada, segura e a preço acessível, e aos serviços básicos, bem como assegurar o melhoramento das favelas. Dados de amostra. Nível municipal" Esgoto Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

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    Tempo de deslocamento para o trabalho – deslocamento de pessoas com rendimento de três salários mínimos 2010 "O tempo de deslocamento para trabalho é uma pesquisa feita no Censo, no âmbito da O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora não é dominante nos municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população gastando mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Mas é preciso notar que este é o padrão que ocorre no entorno das grandes concentrações de população urbana. O mapa mostra que a ocorrência desses deslocamentos é mais significativa em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nestas áreas há índices de até 53% da população que se desloca para o trabalho gastando mais de uma hora neste deslocamento. Portanto, este é um problema típico das áreas de concentração urbana do Brasil. Há uma baixa ocorrência no território brasileiro entre aqueles que gastam mais de uma hora para se deslocar para o trabalho, sendo essa ocorrência ainda menor entre aqueles que ganham mais de três salários mínimos, com observações de até 5,00% em 96,47%, isto em 5.369 dos municípios brasileiros. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

  • O Atlas Geográfico Escolar Digital apresenta, além de mapas do Brasil e do Mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Mapa contendo informação da produção mundial de petróleo - 2010 e dos maiores produtores mundiais - 2008.

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    "Mapa exibindo as centralidades de edição de jornais impressos, distribuição e a presença de circulação destes nas cidades. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para jornais impressos apresentado por cada cidade, linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática e tom de cinza indicando a prevalência de não circulação de jornais nas cidades. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de origem de jornais circulantes, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras neste tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Na temática jornal impresso, quaisquer das três ordens de frequência pode ter como resposta uma cidade ou a opção ""não circula jornal impresso"". Não circulação: cidades que indicaram a ausência de circulação de jornal impresso dentre as três ordens de frequência. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."

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    População exposta em área de risco em toda a Região Norte, com destaque para municípios com grande contingente populacional em risco.