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Mapa exibindo a Centralidade das atividades de serviços e comércio. São mapeadas as cidades de acordo com o Índice de Diversidade de Comércio e Serviços - 2016. Basea-se na soma do Índice de Diversidade Comercial e do Índice de Diversidade de Serviços, dividindo-se o resultado por dois para cada cidade. Cidades, para a REGIC 2018, são os arranjos populacionais considerados na análise ou os municípios isolados que não configuram arranjo. Os índices de diversidade de comércio e de serviços foram classificados em grupos de 25 %, sendo a classe superior ajustada em outras duas classes para que a simbologia realçasse as principais cidades e os valores máximos. Também optou-se por não exibir a classe inferior a fim de melhorar a visulaização dos resultados plotados no mapa. IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastro Central de Empresas, 2016; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influências das Cidades, 2018.
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Mapa exibindo as conexões aéreas por número de passageiros São mapeadas o total de movimentação de passageiros por transporte aéreo entre as cidades para o ano-referência de 2017. Agência Nacional de Aviação Civil, Base de dados estatísticos do transporte aéreo, 2017.
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A informação diz respeito à participação do município em consórcio intermunicipal de desenvolvimento urbano, obtida na Pesquisa Básica Municipal 2013 do IBGE, em que o próprio município informa através de sua prefeitura. "O mapa evidencia uma prática ainda pouco comum na municipalidade brasileira. Destaque para o estado do Mato Grosso do Sul, onde a maior frequência foge ao rarefeito padrão nacional. A maior ocorrência neste estado coincide com municípios do bioma Pantanal. Há ocorrências significativas em Minas Gerais, no alto curso do São Francisco, a oeste da represa de Três Marias e no médio curso deste rio, no norte do estado. Outro consórcio articula os municípios da bacia do rio Verde Grande, também ao norte de Minas. No estado da Bahia há relativa continuidade na ocorrência de consórcios no litoral sul, coincidindo com áreas de foz dos rios Doce, Pardo e de Contas. As outras ocorrências significativas estão no oeste baiano, na margem esquerda do São Francisco e ao norte, junto às divisas com Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As ocorrências mais relevantes do estado de São Paulo encontram-se na região metropolitana, no vale do Paraíba e ao sul do estado, no vale do Ribeira. Há ocorrências esparsas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Elas são ainda mais rarefeitas no restante do território nacional. Meta correspondente do ODS 11: 11.A - apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, peri-urbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento. A unidade de investigação da MUNIC é o município, sendo informante principal a prefeitura através dos diversos setores que a compõe; as instituições ligadas a outros poderes públicos locais ou instaladas localmente constituem-se em unidades secundárias de informação. Dados por município" consórcio público intermunicipal Fonte: IBGE, Pesquisa de iformações Básicas Municipais 2013. Malha Municipal 2013
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Tempo de deslocamento para o trabalho – deslocamento de pessoas com rendimento de três salários mínimos 2010 "O tempo de deslocamento para trabalho é uma pesquisa feita no Censo, no âmbito da O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora não é dominante nos municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população gastando mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Mas é preciso notar que este é o padrão que ocorre no entorno das grandes concentrações de população urbana. O mapa mostra que a ocorrência desses deslocamentos é mais significativa em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nestas áreas há índices de até 53% da população que se desloca para o trabalho gastando mais de uma hora neste deslocamento. Portanto, este é um problema típico das áreas de concentração urbana do Brasil. Há uma baixa ocorrência no território brasileiro entre aqueles que gastam mais de uma hora para se deslocar para o trabalho, sendo essa ocorrência ainda menor entre aqueles que ganham mais de três salários mínimos, com observações de até 5,00% em 96,47%, isto em 5.369 dos municípios brasileiros. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010
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Mepa exibindo a centralidade na educação à distância A centralidade do ensino superior de graduação a distância é calculada a partir da combinação entre o tamanho do setor (considerado pelo número de matriculados) e sua diversidade (por sua vez uma combinação entre o número de tipos de cursos presentes e o número de áreas gerais dos cursos nas universidades). O nível 1 representa a centralidade máxima, com maior número de matriculados e alta diversidade de cursos. Por outro lado, o nível 7 representa as cidades com pequeno número de matriculados e diversidade mínima de cursos. Levou-se em consideração a diversidade dos cursos presentes nos polos de apoio de EaD. Periodicidade Decenal Censo da educação superior 2015. Brasília, DF: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: set./2017.
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"Mapa exibindo a centralidade e ligações para o destino da produção agropecuária Mapa exibindo a centralidade e ligações de destino imediato da produção agropecuária. O Índice de Atração Agropecuária é calculado a partir do valor da produção agropecuária nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino imediato da produção, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para este tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Apenas se visualizam as ligações que não são citação da própria cidade, contabilizadas para o Índice de Atração Agropecuária, mas não representadas como ordem de frequência. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."
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Mapa exibindo a Centralidade das atividades de serviços. Mapa exibindo a centralidade das atividades de serviços. O Índice de Diversidade das Atividades de Serviços é a medida da variedade de tipos de serviços presentes em uma cidade. Sendo assim, conta-se cada classe de atividade empresarial (CNAE) representativas da tipologia de serviços presente em cada cidade. Calcula-se o percentual dividindo-se esse quantitativo em relação ao total de classes que existem (232 classes de atividade de serviço) e multiplica-se por 100. Desse modo têm se o percentual de diversidade de serviços de cada cidade. Cidades, para a REGIC 2018, são os arranjos populacionais considerados na análise ou os municípios isolados que não configuram arranjo. Os índices de diversidade de serviços foram classificados em grupos de 25 %, sendo a classe superior ajustada em outras duas classes para que a simbologia realçasse as principais cidades e os valores máximos. Também optou-se por não exibir a classe inferior a fim de melhorar a visulaização dos resultados plotados no mapa.
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Mapa exibindo a centralidade e ligações das redes de televisão aberta. O mapa representa as Cidades classificadas de acordo com a centralidade das redes de televisão aberta e as áreas de cobertura das emissoras consideradas na pesquisa O mapa representa as Cidades classificadas de acordo com a centralidade das redes de televisão aberta e as áreas de cobertura das emissoras consideradas na pesquisa Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018; Comercial Record TV, 2018; Fundação Padre Anchieta, 2018; Negócios Globo, 2018; SBT, 2018.
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Mapa exibindo as classes de complexidade dos serviços de saúde. As classes da complexidade da saúde representam a variedade dos serviços médicos ofertados em cada cidade, sendo o resultado da combinação dos tipos de especialidades médicas e de equipamentos médicos presentes em cada município. As classes de complexidade não representam quantidades, mas sim presença ou ausência da especialidade/equipamento médico na cidade. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018; Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil - CNES, 2018
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Atlas Nacional Digital 2017 - Caderno Temático: Cidades Sustentáveis. Tempo de deslocamento para o trabalho Tempo de deslocamento para o trabalho – deslocamento de pessoas com rendimento até um salário mínimo 2010 "O tempo de deslocamento para trabalho é uma pesquisa feita no Censo, no âmbito da Amostra. O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora não é dominante nos municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população gastando mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Mas é preciso notar que este é o padrão que ocorre no entorno das grandes concentrações de população urbana. O mapa mostra que a ocorrência desses deslocamentos é mais significativa em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nestas áreas há índices de até 53% da população que se desloca para o trabalho gastando mais de uma hora neste deslocamento. Portanto, este é um problema típico das áreas de concentração urbana do Brasil. Ao se correlacionar o tempo de deslocamento para o trabalho e as faixas de rendimentos, observa-se que entre o universo das pessoas que se deslocam gastando mais de uma hora para o trabalho e possuem rendimento salarial menor do que um salário mínimo há destaque para a Grande Região Norte do país. Por outro lado, entre aqueles na faixa de rendimento superior a três salários mínimos, a concentração se dá apenas nos estados do Acre e de Rondônia, também na Grande Região Norte. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010