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Mepa exibindo a centralidade na educação à distância A centralidade do ensino superior de graduação a distância é calculada a partir da combinação entre o tamanho do setor (considerado pelo número de matriculados) e sua diversidade (por sua vez uma combinação entre o número de tipos de cursos presentes e o número de áreas gerais dos cursos nas universidades). O nível 1 representa a centralidade máxima, com maior número de matriculados e alta diversidade de cursos. Por outro lado, o nível 7 representa as cidades com pequeno número de matriculados e diversidade mínima de cursos. Levou-se em consideração a diversidade dos cursos presentes nos polos de apoio de EaD. Periodicidade Decenal Censo da educação superior 2015. Brasília, DF: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: set./2017.
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Mapa exibindo a centralidade no ensino de graduação. A centralidade do ensino superior de graduação é calculada a partir da combinação entre o tamanho do setor (considerado pelo número de matriculados) e sua diversidade (por sua vez uma combinação entre o número de tipos de cursos presentes e o número de áreas gerais dos cursos nas universidades). O nível 1 representa a centralidade máxima, com maior número de matriculados e alta diversidade de cursos. Por outro lado, o nível 7 representa as cidades com pequeno número de matriculados e diversidade mínima de cursos. Periodicidade Decenal Censo da educação superior 2015. Brasília, DF: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: set./2017.
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O Atlas Geográfico Escolar Digital apresenta, além de mapas do Brasil e do Mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Mapa contendo informação da produção mundial de petróleo - 2010 e dos maiores produtores mundiais - 2008.
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O Atlas Geográfico Escolar Digital apresenta, além de mapas do Brasil e do Mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Mapa do mundo contendo informação da produção mundial de gás natural - 2010
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Tempo de deslocamento para o trabalho – deslocamento de pessoas com rendimento de três salários mínimos 2010 "O tempo de deslocamento para trabalho é uma pesquisa feita no Censo, no âmbito da O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora não é dominante nos municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população gastando mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Mas é preciso notar que este é o padrão que ocorre no entorno das grandes concentrações de população urbana. O mapa mostra que a ocorrência desses deslocamentos é mais significativa em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nestas áreas há índices de até 53% da população que se desloca para o trabalho gastando mais de uma hora neste deslocamento. Portanto, este é um problema típico das áreas de concentração urbana do Brasil. Há uma baixa ocorrência no território brasileiro entre aqueles que gastam mais de uma hora para se deslocar para o trabalho, sendo essa ocorrência ainda menor entre aqueles que ganham mais de três salários mínimos, com observações de até 5,00% em 96,47%, isto em 5.369 dos municípios brasileiros. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010
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A informação diz respeito à participação do município em consórcio intermunicipal de desenvolvimento urbano, obtida na Pesquisa Básica Municipal 2013 do IBGE, em que o próprio município informa através de sua prefeitura. "O mapa evidencia uma prática ainda pouco comum na municipalidade brasileira. Destaque para o estado do Mato Grosso do Sul, onde a maior frequência foge ao rarefeito padrão nacional. A maior ocorrência neste estado coincide com municípios do bioma Pantanal. Há ocorrências significativas em Minas Gerais, no alto curso do São Francisco, a oeste da represa de Três Marias e no médio curso deste rio, no norte do estado. Outro consórcio articula os municípios da bacia do rio Verde Grande, também ao norte de Minas. No estado da Bahia há relativa continuidade na ocorrência de consórcios no litoral sul, coincidindo com áreas de foz dos rios Doce, Pardo e de Contas. As outras ocorrências significativas estão no oeste baiano, na margem esquerda do São Francisco e ao norte, junto às divisas com Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As ocorrências mais relevantes do estado de São Paulo encontram-se na região metropolitana, no vale do Paraíba e ao sul do estado, no vale do Ribeira. Há ocorrências esparsas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Elas são ainda mais rarefeitas no restante do território nacional. Meta correspondente do ODS 11: 11.A - apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, peri-urbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento. A unidade de investigação da MUNIC é o município, sendo informante principal a prefeitura através dos diversos setores que a compõe; as instituições ligadas a outros poderes públicos locais ou instaladas localmente constituem-se em unidades secundárias de informação. Dados por município" consórcio público intermunicipal Fonte: IBGE, Pesquisa de iformações Básicas Municipais 2013. Malha Municipal 2013
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Apresenta os municípios que possuem política de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. "O padrão espacial indica, grosso modo, a existência de políticas de preservação de patrimônio tanto nas áreas de ocupação mais antiga do território, como naquelas em que houve uma colonização direcionada. Assim, observa-se uma maior densidade de municípios com políticas culturais voltadas à preservação de patrimônio na Região Sudeste, com expressiva ocorrência em áreas litorâneas e continentais. Na Região Nordeste destaca-se uma ocorrência mais litorânea, nos núcleos urbanos em que primeiro se estabeleceram atividades de defesa e a produção de açúcar. No Norte, ao longo do curso do Rio Amazonas, coincidindo com os núcleos de povoamento decorrentes de aldeamentos indígenas. Na Região Sul há uma clara predominância dos municípios da Serra Gaúcha, do Oeste Catarinense e do Norte Paranaense, onde prevaleceu a colonização direcionada do Império Brasileiro, além da existência de municípios litorâneos de antiga ocupação. A Região Centro-Oeste tem um padrão que revela as áreas de mineração do período colonial em Goiás, além dos centros urbanos que se formaram ao longo dos cursos d’água que deram suporte aos deslocamentos entre a capitania de São Paulo e Vila Bela da Santíssima Trindade, no atual estado do Mato Grosso, com vistas à defesa das terras da Coroa Portuguesa. Meta correspondente do ODS 11: 11.4 - fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.Dados Municipais" política de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural Fonte: IBGE, Perfil dos Municípios Brasileiros: Cultura 2014. Malha municipal 2013
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Proporção de pessoas vivendo em moradias adequadas 2010 "Domicílio adequado, segundo a classificação do IBGE, é aquele que possui abastecimento de água por rede geral de distribuição; esgotamento sanitário por rede geral de esgoto ou pluvial, ou por fossa séptica; e lixo coletado, diretamente por serviço de limpeza ou em caçamba de serviço de limpeza. O destaque das maiores proporções de população vivendo em domicílios adequados, 75% ou mais, ocorre na região de rede urbana mais densa do país. O oeste de São Paulo registra estes percentuais. As capitais de estado do Sudeste e Sul também se destacam, além do Distrito Federal. No outro extremo, destacam-se as baixas proporções de população vivendo em domicílios adequados nas regiões Norte e Nordeste, inclusive nas capitais. Meta correspondente do ODS 11: 11.1 - até 2030, garantir o acesso de todos a habitação adequada, segura e a preço acessível, e aos serviços básicos, bem como assegurar o melhoramento das favelas. domicílios adequados Fonte:IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010
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"Mapa exibindo a centralidade e ligações para aquisição de insumos para produção agropecuária. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Agropecuária para aquisição de insumos apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. O Índice de Atração Agropecuária é calculado a partir do valor da produção agropecuária nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Apenas se visualizam as ligações que não são citação da própria cidade, contabilizadas para o Índice de Atração Agropecuária, mas não representadas como ordem de frequência. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."
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Refere-se ao percentual de domicílios urbanos em faces de quadra com presença de boca de lobo, pavimentação, meio-fio e calçada, no total de domicílios em 2010. "A distribuição dos domicílios tidos como adequados reproduz o padrão de desigualdade regional chamado de padrão Centro-Sul e, desse modo, grande parte dos municípios das Grandes regiões Norte e Nordeste possuem as menores ocorrências, com menos de 15% dos seus domicílios classificados como adequados. No outro extremo, os municípios do interior do estado de São Paulo se destacam por altos índices de ocorrência, onde mais de 75% dos domicílios foram caracterizados como adequados, seguidos pela porção sudoeste do estado de Minas Gerais. Nota-se, também, que maior parte dos domicílios localizados na faixa litorânea brasileira, onde se concentra a maior parte da população, apresenta valor intermediário, enquanto a porção oeste de toda a Grande Região sul aparece com baixas ocorrências de domicílios adequados, similares àquelas das Grandes regiões Norte e Nordeste. Meta correspondente do ODS 11: 11.1 - até 2030, garantir o acesso de todos a habitação adequada, segura e a preço acessível, e aos serviços básicos, bem como assegurar o melhoramento das favelas. Dados de amostra. Nível municipal" Características Urbanas Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010
IBGE - Catálogo de Metadados Geográficos