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    Percentual da população que se desloca para o trabalho gastando até 30 minutos, por município em 2010 "O tempo de deslocamento para o trabalho é informado no âmbito da pesquisa de deslocamento da Amostra do Censo 2010. Entre aqueles municípios onde se gastava menos de meia hora de deslocamento, observa-se que os municípios do interior de Mato Grosso, Rondônia e Goiás foram os que mais se destacaram, com mais de 85% da sua população chegando mais rápido ao emprego. Outras duas áreas que também chamam a atenção são as porções leste dos estados da Grande Região Sul e o interior do Ceará, do Rio Grande do Norte, e da Paraíba, notadamente todos na Grande Região Nordeste. Também é possível perceber que nas áreas mais densamente ocupadas, há menores percentuais da população cujo deslocamento foi inferior a 30 minutos. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. . Dados de amostra. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

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    Mapa exibindo a Centralidade das atividades de serviços. Mapa exibindo a centralidade das atividades de serviços. O Índice de Diversidade das Atividades de Serviços é a medida da variedade de tipos de serviços presentes em uma cidade. Sendo assim, conta-se cada classe de atividade empresarial (CNAE) representativas da tipologia de serviços presente em cada cidade. Calcula-se o percentual dividindo-se esse quantitativo em relação ao total de classes que existem (232 classes de atividade de serviço) e multiplica-se por 100. Desse modo têm se o percentual de diversidade de serviços de cada cidade. Cidades, para a REGIC 2018, são os arranjos populacionais considerados na análise ou os municípios isolados que não configuram arranjo. Os índices de diversidade de serviços foram classificados em grupos de 25 %, sendo a classe superior ajustada em outras duas classes para que a simbologia realçasse as principais cidades e os valores máximos. Também optou-se por não exibir a classe inferior a fim de melhorar a visulaização dos resultados plotados no mapa.

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    Atlas Nacional Digital 2017 - Caderno Temático: Cidades Sustentáveis. Tempo de deslocamento para o trabalho Tempo de deslocamento para o trabalho – deslocamento de pessoas com rendimento até um salário mínimo 2010 "O tempo de deslocamento para trabalho é uma pesquisa feita no Censo, no âmbito da Amostra. O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora não é dominante nos municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população gastando mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Mas é preciso notar que este é o padrão que ocorre no entorno das grandes concentrações de população urbana. O mapa mostra que a ocorrência desses deslocamentos é mais significativa em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nestas áreas há índices de até 53% da população que se desloca para o trabalho gastando mais de uma hora neste deslocamento. Portanto, este é um problema típico das áreas de concentração urbana do Brasil. Ao se correlacionar o tempo de deslocamento para o trabalho e as faixas de rendimentos, observa-se que entre o universo das pessoas que se deslocam gastando mais de uma hora para o trabalho e possuem rendimento salarial menor do que um salário mínimo há destaque para a Grande Região Norte do país. Por outro lado, entre aqueles na faixa de rendimento superior a três salários mínimos, a concentração se dá apenas nos estados do Acre e de Rondônia, também na Grande Região Norte. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

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    Percentagem de habitantes com tempo gasto de deslocamento entre casa e trabalho superior a uma hora nas cidades em 2010 "O tempo de deslocamento para o trabalho superior a uma hora ainda é escasso no municípios brasileiros. Em 61,74% dos municípios, há um percentual pequeno, de até 5,00%, da população que gasta mais de uma hora para se deslocar para o trabalho. Ou seja, 95% da população gasta menos de uma hora para se deslocar nesses municípios. O mapa mostra que ocorrência desses deslocamentos são mais significativas em algumas regiões Metropolitanas, tais como: do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Curitiba de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Meta correspondente do ODS 11: 11.2 - até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos. Dados de amostra. Censo 2010. Nível municipal. Número de pessoas" deslocamento Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Malha Municipal 2010

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    Mapa exibindo a Centralidade das atividades de serviços e comércio. São mapeadas as cidades de acordo com o Índice de Diversidade de Comércio e Serviços - 2016. Basea-se na soma do Índice de Diversidade Comercial e do Índice de Diversidade de Serviços, dividindo-se o resultado por dois para cada cidade. Cidades, para a REGIC 2018, são os arranjos populacionais considerados na análise ou os municípios isolados que não configuram arranjo. Os índices de diversidade de comércio e de serviços foram classificados em grupos de 25 %, sendo a classe superior ajustada em outras duas classes para que a simbologia realçasse as principais cidades e os valores máximos. Também optou-se por não exibir a classe inferior a fim de melhorar a visulaização dos resultados plotados no mapa. IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastro Central de Empresas, 2016; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influências das Cidades, 2018.

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    Patrimônio material tombado por município em 2015 "O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) classifica os patrimônios materiais em bens imóveis e bem móveis. Os bens imóveis compreendem elementos como conjuntos urbanos, edificações, sítios arqueológicos, paisagens, terreiros e patrimônios naturais, entre outros; já os bens móveis incluem acervos museológicos, coleções arqueológicas, embarcações, documentos audiovisuais, bibliográficos, fotográficos etc. Os bens materiais tombados estão divididos em quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e o das artes aplicadas. As edificações e conjuntos urbanos históricos são a base do Patrimônio Cultural Brasileiro, segundo o IPHAN, por serem marcas do processo de formação e ocupação do território do país. No mapa é possível perceber que há bens tombados em todas as regiões do país, concentrando-se na Região Sudeste. Pode-se observar, ainda, a grande quantidade de bens tombados no estado de Minas Gerais, muitos correspondentes às cidades históricas datadas do período de exploração do ouro, e no estado do Rio de Janeiro. Merecem destaque os municípios do Rio de Janeiro e de Salvador, na Bahia, antigas capitais nacionais, que abrigam diversos conjuntos arquitetônicos importantes do país. Entre os bens tomados, há dois que pertencem simultaneamente a mais de um município. Um deles é o saveiro de vela de içar, bem móvel de nome Sombra da Lua, que pertence ao Recôncavo Baiano, na Bahia; o segundo corresponde aos lugares indígenas sagrados, Kamukuwaká e Sagihenku, localizados entre os municípios de Campinápolis, Gaúcha do Norte e Paranatinga, no estado do Mato Grosso. Meta correspondente do ODS 11: 11.4 - fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. Número de itens tombados. Dados municipais de 2015" Patrimônio material Fonte: Lista de Bens Tombados e Processos em Andamento (1938-2016). Bens Tombados. IPHAN, 2016. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/2016-11-25_Lista_Bens_Tombados.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2017." Malha Municipal 2013

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    "Mapa exibindo as centralidades e deslocamentos para acesso a atividades culturais. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para atividades culturais apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."

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    Mapa exibindo a centralidade no ensino de pós-graduação A centralidade do ensino superior de pós-graduação é calculada a partir da combinação entre o tamanho do setor (considerado pelo número de matriculados) e sua diversidade (por sua vez uma combinação entre o número de tipos de cursos presentes e o número de áreas gerais dos cursos nas universidades). O nível 1 representa a centralidade máxima, com maior número de matriculados e alta diversidade de cursos. Por outro lado, o nível 7 representa as cidades com pequeno número de matriculados e diversidade mínima de cursos. Levou-se em consideração apenas os cursos de pós-graduação que obtiveram notas 6 ou 7 na CAPES. Periodicidade Decenal Censo da educação superior 2015. Brasília, DF: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: set./2017.

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    Mapa exibindo as classes de complexidade dos serviços de saúde. As classes da complexidade da saúde representam a variedade dos serviços médicos ofertados em cada cidade, sendo o resultado da combinação dos tipos de especialidades médicas e de equipamentos médicos presentes em cada município. As classes de complexidade não representam quantidades, mas sim presença ou ausência da especialidade/equipamento médico na cidade. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018; Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil - CNES, 2018

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    "O mapa mostra a porcentagem de domicílios urbanos com coleta de lixo nos municípios, segundo o Censo Demográfico de 2010, acompanhado de um gráfico sobre coleta de lixo nas Regiões Metropolitanas em 2015. Os gráficos relativos à qualidade do ar mostram a concentração de PM10 em algumas Regiões Metropolitanas e o número de violações do padrão nacional de qualidade do ar, de 2000 a 2014. " "Do ponto de vista da coleta de lixo é bastante evidente a existência de um serviço universalizado nas áreas de maior densidade urbana. Em contraponto, aqueles municípios com expressiva área não urbanizada tendem a apresentar menores índices de coleta, como podemos observar em partes do Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas. Quanto à forma de coleta – destino do lixo – nas regiões metropolitanas, predomina a coleta direta, à exceção da RM de Salvador, onde há relativo equilíbrio entre as coletas direta e indireta (uso de caçambas), com discreta dominância da primeira. Em relação à qualidade do ar, deve-se observar que os índices notadamente acentuados da RM do Rio de Janeiro estão relacionados à dinâmica das massas de ar na região combinada às especificidades de seu relevo. Meta correspondente do ODS 11: 11.6 - até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros. Dados de amostra. Nível municipal" Destino do lixo "Destino dado ao lixo no domicílio. Classificação da Informação: 1 - Coletado diretamente quando o lixo do domicílio é coletado diretamente por serviço ou empresa pública ou particular; 2 - Coletado indiretamente quando o lixo do domicílio é depositado em uma caçamba, tanque ou depósito, fora do domicílio, para depois ser coletado por serviço ou empresa pública ou particular; 3 - Queimado, quando o lixo do domicílio é queimado diretamente na área do domicílio ou fora dela; 4 - Enterrado, quando o lixo do domicílio é enterrado diretamente na área do domicílio ou fora dela; 5 - Jogado em terreno baldio, quando o lixo do domicílio é jogado em terreno fora da área do domicílio; 6 - Jogado em rio, lago ou mar quando o lixo do domicílio é jogado nas águas de rio, lago, lagoa ou mar; 7 - Outro, quando o lixo do domicílio tiver destino diferente dos enumerados anteriormente; 9 - Não aplicável a investigação não é efetuada nos domicílios improvisados ou coletivos." Fontes:IBGE, Censo Demográfico 2010 (mapa); IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2015; IBGE, Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2015 (gráficos). Malha municipal 2013