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  • Prancha contendo o analfabetismo por faixa etária para pretos e indígenas (segundo municípios). NOTA: Relação entre o total de cada cor ou raça analfabetos com mais de 15 anos sobre o total de cada cor ou raça com mais de 15 anos.

  • Prancha contendo o analfabetismo por faixa etária para brancos e pardos (segundo municípios). NOTA: Relação entre o total de cada cor ou raça analfabetos com mais de 15 anos sobre o total de cada cor ou raça com mais de 15 anos.

  • Prancha contendo o analfabetismo por faixa etária de 15 ou mais anos (segundo municípios). NOTA: Relação do número de analfabetos por cada faixa etária considerada pelo total de pessoas de cada faixa etária.

  • Mapa mostrando a taxa de analfabetismo no Brasil , por municipio. Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000. Nota: São consideradas analfabetas as pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhecem. Aquelas que aprenderam a ler e escrever, mas esqueceram e as que apenas assinam o próprio nome também são consideradas analfabetas. A Taxa de analfabetismo é o percentual de pessoas analfabetas em determinada faixa etária. Consideramos, aqui, a faixa etária de 15 anos ou mais, isto é, o analfabetismo avaliado acima da faixa etária onde, por lei, a escolaridade seria obrigatória.

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    Parcela da população analfabeta de cor ou raça indígena no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de cor ou raça indígena e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual entre o total de cor ou raça indígena e analfabeta com mais de 15 anos sobre o total da mesma cor ou raça com mais de 15 anos no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta da faixa. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. Investigou-se a cor ou raça declarada pela pessoa, com as seguintes opções de resposta: Branca - para a pessoa que se declarou branca; Preta - para a pessoa que se declarou preta; Amarela - para a pessoa que se declarou de cor amarela (de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana etc.); Parda - para a pessoa que se declarou parda; ou Indígena - para a pessoa que se declarou indígena ou índia. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.

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    Parcela da população analfabeta de cor ou raça parda no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de cor ou raça parda e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual entre o total de cor ou raça parda e analfabeta com mais de 15 anos sobre o total da mesma cor ou raça com mais de 15 anos no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta da faixa. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. Investigou-se a cor ou raça declarada pela pessoa, com as seguintes opções de resposta: Branca - para a pessoa que se declarou branca; Preta - para a pessoa que se declarou preta; Amarela - para a pessoa que se declarou de cor amarela (de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana etc.); Parda - para a pessoa que se declarou parda; ou Indígena - para a pessoa que se declarou indígena ou índia. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.

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    Parcela da população analfabeta de 60 e mais anos no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de 60 e mais anos analfabeta e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual de pessoas analfabetas de 60 e mais anos em relação ao total de população nesta faixa etária no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.

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    Parcela da população analfabeta de 15 a 29 anos no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de 15 a 29 anos analfabeta e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual de pessoas analfabetas de 15 a 29 anos em relação ao total de população nesta faixa etária no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.

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    Parcela da população analfabeta de 30 a 59 anos no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de 30 a 59 anos analfabeta e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual de pessoas analfabetas de 30 a 59 anos em relação ao total de população nesta faixa etária no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.

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    Parcela da população analfabeta de cor ou raça preta no Censo Demográfico de 2010. Relação entre a parcela da população total de cor ou raça preta e o total da população da mesma faixa etária no Censo Demográfico de 2010. Percentual entre o total de cor ou raça preta e analfabeta com mais de 15 anos sobre o total da mesma cor ou raça com mais de 15 anos no Censo Demográfico de 2010. O levantamento foi realizado tomando por base a diferença entre os alfabetizados e a população total da faixa etária mencionada anteriormente, obtendo-se desta forma, o total de população analfabeta da faixa. O censo demográfico de 2010 incorpora a variável alfabetização no Universo. Considerou-se como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse. Foi considerada analfabeta a pessoa que aprendeu a ler e escrever, mas que esqueceu devido a ter passado por um processo de alfabetização que não se consolidou e a que apenas assinava o próprio nome. A classificação da informação de condição de alfabetização da pessoa inclui três possíveis respostas no questionário básico: 1 - Sim; 2 - Não; 3 - Ignorado. O questionário básico foi aplicado em todas as unidades domiciliares, exceto naquelas selecionadas para a amostra, e que contém a investigação das características do domicílio e dos moradores. Investigou-se a cor ou raça declarada pela pessoa, com as seguintes opções de resposta: Branca - para a pessoa que se declarou branca; Preta - para a pessoa que se declarou preta; Amarela - para a pessoa que se declarou de cor amarela (de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana etc.); Parda - para a pessoa que se declarou parda; ou Indígena - para a pessoa que se declarou indígena ou índia. A malha territorial utilizada para este mapeamento foi a de 2010, na escala municipal. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.