Ligações aéreas - Brasil
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados entre duas Cidades com aeroportos por voos regulares no ano de 2020, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de passageiros movimentados, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de passageiros ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de cargas Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e transporte aéreo de carga para o destino com a segunda maior movimentação. Fluxo secundário: segundo maior destino em movimentação aérea de carga de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2010. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2020, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
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Geoserviço da Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl) da principal ligação aérea das Cidades com aeroportos com atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Classes espelhando o ano de 2019 para melhor visualização da evolução. Dados do ano de 2020. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de carga de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de carga movimentada por voos de Cidades com aeroportos, somando-se os voos tanto de ida quanto de volta para o ano de 2020. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de carga simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviços com os fluxos terciários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de passageiros Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e serviço regular de transporte aéreo de passageiros para o destino com a terceira maior movimentação. Fluxo terciário: terceiro maior destino em movimentação de passageiros por passagens aéreas comercializadas de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2019. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.