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  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2019. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes foram definidas pelo algoritmo de Jenks. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021

  • A classe Eclusa faz parte da categoria Sistema de Transporte / Subsistema Hidroviário da Base Cartográfica Contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal na escala 1:100.000 (BC100_GODF) compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica corresponde a uma atualização da versão publicada em 2016, por meio de interpretação de imagens de satélite, de dados produzidos pelo IBGE e oriundos de órgãos setoriais parceiros. A BC100_GODF foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) versão 3.0, apresentando as classes de elementos geográficos representáveis nessa escala. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre.

  • Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2015. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo as Cidades com aeroportos e seus respectivos tempos médios ponderados de acesso (TMPac). Brasil - 2019. O cálculo do Tempo Médio Ponderado de Acesso (TMPac) é feito pelo quantitativo de pessoas que se deslocam a partir de uma Cidade de origem até uma Cidade com aeroporto e seus respectivos tempos de deslocamentos mais rápidos (rodoviário ou hidroviário), dividido pelo total de pessoas que se deslocaram. Simbologia: Pontos e diâmetro dos seus respectivos círculos indicam o tempo médio ponderado de acesso (TMPac). Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviço exibindo os resíduos de um modelo gravitacional do transporte aéreo de passageiros - Brasil - 2019. Apresenta as diferenças entre o quantitativo previsto de interação entre Cidades com aeroportos e o quantitativo real apurado por registros administrativos de dados do setor aéreo. Foram selecionados os principais fluxos aéreos de origem-destino (OD) de passageiros entre as Cidades que tiveram atendimento regular no ano de 2019 . A seleção foi feita por meio da aplicação do algoritmo de Jenks ao conjunto dos dados e eliminação da classe inferior de movimentação aérea de passageiros para melhor adequação ao modelo, uma vez que as ligações de pequeno valor estão mais sujeitas a flutuações fortuitas na dinâmica da interação espacial e são, por essa razão, mais imprevisíveis. Nesse sentido, foram retiradas as ligações com menos de 44 195 passageiros para o ano de 2019. Simbologia: representação por espessura e cores das linhas com base no desvio-padrão acima ou abaixo da média dos resultados da diferença entre os valores previstos do modelo pelos valores reais observados. Dessa forma, enfatiza-se as ligações em que barreiras ou incentivados da interação estão atuando, bem como a adequação do modal aéreo às distâncias entre as Cidades em questão. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2019. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviço do quantitativo de passageiros movimentados entre um par origem-destino (OD) das Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Ano de 2020 Quantidade de assentos comercializados por meio das passagens aéreas entre uma origem de embarque inicial e um destino de desembarque final, não importando as conexões e/ou escalas feitas. Simbologia: Linhas simbolizadas pela espessura representado o quantitativo de assentos comercializados entre o par de Cidades no ano de 2020. Método de classificação Jenks, espelhando as classes de 2019 para melhor visualização da evolução. Classe inferior suprimida para melhor visualização gráfica no mapa. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fontes: 1. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Tarifas aéreas comercializadas: microdados 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021g. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/microdados-de-tarifas-aereas-comercializadas. Acesso em: jan. 2021. 2. IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Tempo médio de voo direto entre duas Cidades. Brasil - 2019. Mapa representado todas as opções de voos diretos do País e seus respectivos tempos médios de voos calculados pelos registros de horas voadas e quantidade de decolagens entre as Cidades com aeroportos para o ano de 2019 Voo direto: Operação particular da aeronave, identificada pelo explorador pelo uso do mesmo designativo, desde o ponto de origem, via quaisquer pontos intermediários, até o ponto de destino. Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.

  • Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2019 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2019. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.