transportation
Type of resources
Topics
Keywords
Contact for the resource
Provided by
Years
Formats
Representation types
status
Scale
-
Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
-
Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2020 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2020. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
-
Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2020. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
-
A classe Eclusa faz parte da categoria Sistema de Transporte / Subsistema Hidroviário da Base Cartográfica Contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal na escala 1:100.000 (BC100_GODF) compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica corresponde a uma atualização da versão publicada em 2016, por meio de interpretação de imagens de satélite, de dados produzidos pelo IBGE e oriundos de órgãos setoriais parceiros. A BC100_GODF foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) versão 3.0, apresentando as classes de elementos geográficos representáveis nessa escala. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre.
-
A classe Pista ou Ponto de Pouso pertence a categoria Sistema de Transporte / Subsistema Aeroportuário, que faz parte da Base Cartográfica Contínua do Estado do Acre, escala 1:100.000, BC100_AC 2023 adequada para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV3.0, compondo um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica foi gerada a partir de interpretação de imagens de satélite, bem como por informações de órgãos setoriais parceiros. A BC100_AC foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), contemplando classes de elementos geográficos representáveis nessa escala em dez categorias de informações. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.
-
Geoserviço exibindo a movimentação aérea de carga de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de carga movimentada por voos de Cidades com aeroportos, somando-se os voos tanto de ida quanto de volta para o ano de 2015. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de carga simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
-
A categoria Sistema de Transporte faz parte da Base Cartográfica Contínua do Estado do Acre, escala 1:100.000, BC100_AC 2023 adequada para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV3.0, compondo um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica foi gerada a partir de interpretação de imagens de satélite, bem como por informações de órgãos setoriais parceiros. A BC100_AC foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), contemplando classes de elementos geográficos representáveis nessa escala em dez categorias de informações. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.
-
A classe Sinalização faz parte da categoria Sistema de Transporte / Subsistema Hidroviário da Base Cartográfica Contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal na escala 1:100.000 (BC100_GODF) compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica corresponde a uma atualização da versão publicada em 2016, por meio de interpretação de imagens de satélite, de dados produzidos pelo IBGE e oriundos de órgãos setoriais parceiros. A BC100_GODF foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) versão 3.0, apresentando as classes de elementos geográficos representáveis nessa escala. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre.
-
A categoria Sistema de Transporte / Subsistema Rodoviário faz parte da Base Cartográfica Contínua do Estado do Acre, escala 1:100.000, BC100_AC 2023 adequada para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV3.0, compondo um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica foi gerada a partir de interpretação de imagens de satélite, bem como por informações de órgãos setoriais parceiros. A BC100_AC foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), contemplando classes de elementos geográficos representáveis nessa escala em dez categorias de informações. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.
-
Geoserviço das Tarifas Médias Ponderadas por destino (TMPd) das Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Ano de 2019 A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fontes: 1. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Tarifas aéreas comercializadas: microdados 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021f. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/microdados-de-tarifas-aereas-comercializadas. Acesso em: jan. 2021. 2. IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.