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transportation

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  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.

  • A classe Passagem Elevada ou Viaduto pertence a categoria Sistema de Transporte, que faz parte da Base Cartográfica Contínua do Estado do Acre, escala 1:100.000, BC100_AC 2023 adequada para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV3.0, compondo um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica foi gerada a partir de interpretação de imagens de satélite, bem como por informações de órgãos setoriais parceiros. A BC100_AC foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), contemplando classes de elementos geográficos representáveis nessa escala em dez categorias de informações. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre. O sistema de referência geodésico é o SIRGAS2000, com sistema de coordenadas geográficas.

  • A classe Trecho Rodoviário faz parte da categoria Sistema de Transporte / Subsistema Rodoviário da Base Cartográfica Contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal na escala 1:100.000 (BC100_GODF) compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica corresponde a uma atualização da versão publicada em 2016, por meio de interpretação de imagens de satélite, de dados produzidos pelo IBGE e oriundos de órgãos setoriais parceiros. A BC100_GODF foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) versão 3.0, apresentando as classes de elementos geográficos representáveis nessa escala. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre.

  • Geoserviço das Tarifas Médias Ponderadas por destino (TMPd) das Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Ano de 2020 A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks, espelhando as classes de 2019 para melhor visualização da evolução. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fontes: 1. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Tarifas aéreas comercializadas: microdados 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021g. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/microdados-de-tarifas-aereas-comercializadas. Acesso em: jan. 2021. 2. IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de passageiros Nível hierárquico da Cidade com aeroporto definido pela metodologia dos fluxos dominantes, ou seja, é considerado o topo da rede aérea a Cidade com aeroporto cujo fluxo principal de saída seja para uma Cidade com movimentação menor que a sua. A partir da definição do topo, os demais elos da rede tem hierarquia definida com base nos fluxos principais imediatamente superiores, sendo sempre considerada como um nível inferior à principal Cidade de destino. Nível hierárquico: centralidade de uma Cidade com aeroporto(s) na rede aérea brasileira definido pelo seu grau de independência dos demais elos e bem como a quantidade de elos intermediários necessários para se alcançar a Cidade no topo da rede. Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2020 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2020. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviços com os fluxos terciários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de cargas Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e transporte aéreo de carga para o destino com a terceira maior movimentação. Fluxo terciário: terceiro maior destino em movimentação aérea de carga de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • A classe Via Deslocamento faz parte da categoria Sistema de Transporte / Subsistema Rodoviário da Base Cartográfica Contínua do Estado de Goiás e do Distrito Federal na escala 1:100.000 (BC100_GODF) compõe o conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território nessa escala. Esta representação cartográfica corresponde a uma atualização da versão publicada em 2016, por meio de interpretação de imagens de satélite, de dados produzidos pelo IBGE e oriundos de órgãos setoriais parceiros. A BC100_GODF foi estruturada em conformidade com a Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) versão 3.0, apresentando as classes de elementos geográficos representáveis nessa escala. As classes de elementos possuem atributos geométricos e semânticos compatíveis com o mapeamento sistemático básico terrestre.

  • Geoserviço da Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl) da principal ligação aérea das Cidades com aeroportos com atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Brasil - 2019. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019 Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.