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  • A camada representa em forma de gráfico de setores as conversões de cobertura e uso da terra no Brasil de Pastagem com manejo para outras classes, entre 2000 e 2020. Elaborada a partir da agregação por unidade da federação de informações do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicado pelo IBGE desde 2015, com série histórica de 2000 a 2020. A camada faz parte do mapa 7 da publicação "Contas econômicas ambientais da terra : contabilidade física : Brasil : 2000/2020". Tal publicação analisa as adições e reduções observadas nos estoques de terra, de acordo com as classes de uso e cobertura, no período contábil 2000/2020, com resultados para o Brasil e desagregados para os Estados. A partir dessa análise, a publicação também descreve alguns padrões de ocupação do território brasileiro e propõe reflexões sobre as conversões entre classes nos estoques de terra.

  • Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2019 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2019. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviços com os fluxos terciários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de cargas Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e transporte aéreo de carga para o destino com a terceira maior movimentação. Fluxo terciário: terceiro maior destino em movimentação aérea de carga de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados entre duas Cidades com aeroportos por voos regulares no ano de 2020, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de passageiros movimentados, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de passageiros ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço da Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl) da principal ligação aérea das Cidades com aeroportos com atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Brasil - 2019. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019 Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de cargas Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e transporte aéreo de carga para o destino com a segunda maior movimentação. Fluxo secundário: segundo maior destino em movimentação aérea de carga de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2020. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas de passageiros entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de passageiros movimentados entre duas Cidades com aeroportos por voos regulares no ano de 2015, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de passageiros movimentados, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de passageiros ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2015, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.

  • Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de passageirosFluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e serviço regular de transporte aéreo de passageiros para o destino com a segunda maior movimentação.Fluxo secundário: segundo maior destino em movimentação de passageiros por passagens aéreas comercializadas de uma Cidade com aeroporto(s).Periodicidade Decenal.Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.