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Mapa exibindo as Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros, por Tarifa Média Ponderada por destino (TMPd), em Reais (R$) e as principais ligações origem-destino (OD) por Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl). Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Dados do ano de 2019./ Pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
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Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2020 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2020. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2020. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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A camada representa em forma de gráfico de setores as conversões de cobertura e uso da terra no Brasil para Silvicultura, entre 2000 e 2020. Elaborada a partir da agregação por unidade da federação de informações do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicado pelo IBGE desde 2015, com série histórica de 2000 a 2020. A camada faz parte do mapa 14 da publicação "Contas econômicas ambientais da terra : contabilidade física : Brasil : 2000/2020". Tal publicação analisa as adições e reduções observadas nos estoques de terra, de acordo com as classes de uso e cobertura, no período contábil 2000/2020, com resultados para o Brasil e desagregados para os Estados. A partir dessa análise, a publicação também descreve alguns padrões de ocupação do território brasileiro e propõe reflexões sobre as conversões entre classes nos estoques de terra.
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O mapa apresenta a distribuição dos estoques de Pastagem com manejo no Brasil em 2020. Elaborado a partir da agregação em grade com células de 50 km x 50 km de informações do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicado pelo IBGE desde 2015, com série histórica de 2000 a 2020. Ele é o mapa 5 da publicação "Contas econômicas ambientais da terra : contabilidade física : Brasil : 2000/2020". Tal publicação analisa as adições e reduções observadas nos estoques de terra, de acordo com as classes de uso e cobertura, no período contábil 2000/2020, com resultados para o Brasil e desagregados para os Estados. A partir dessa análise, a publicação também descreve alguns padrões de ocupação do território brasileiro e propõe reflexões sobre as conversões entre classes nos estoques de terra.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de carga de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de carga movimentada por voos de Cidades com aeroportos, somando-se os voos tanto de ida quanto de volta para o ano de 2015. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de carga simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço das Tarifas Médias Ponderadas por destino (TMPd) das Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Ano de 2019 A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks. Dados do ano de 2019. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fontes: 1. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Tarifas aéreas comercializadas: microdados 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021f. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/microdados-de-tarifas-aereas-comercializadas. Acesso em: jan. 2021. 2. IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
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Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de passageiros Nível hierárquico da Cidade com aeroporto definido pela metodologia dos fluxos dominantes, ou seja, é considerado o topo da rede aérea a Cidade com aeroporto cujo fluxo principal de saída seja para uma Cidade com movimentação menor que a sua. A partir da definição do topo, os demais elos da rede tem hierarquia definida com base nos fluxos principais imediatamente superiores, sendo sempre considerada como um nível inferior à principal Cidade de destino. Nível hierárquico: centralidade de uma Cidade com aeroporto(s) na rede aérea brasileira definido pelo seu grau de independência dos demais elos e bem como a quantidade de elos intermediários necessários para se alcançar a Cidade no topo da rede. Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Mapa exibindo a estrutura da rede aérea brasileira com o nível de centralidade e as principais ligações de cargas de cada Cidade com aeroporto - 2019 Nível hierárquico da Cidade com aeroporto definido pela metodologia dos fluxos dominantes, ou seja, é considerado o topo da rede aérea a Cidade com aeroporto cujo fluxo principal de saída seja para uma Cidade com movimentação menor que a sua. A partir da definição do topo, os demais elos da rede tem hierarquia definida com base nos fluxos principais imediatamente superiores, sendo sempre considerada como um nível inferior à principal Cidade de destino. Simbologia: linhas com setas direcionais e representativas do fluxo secundário de saída de carga de uma Cidade com aeroporto. São coloridas de acordo com o elo superior da rede aérea, ou seja, as Cidades que foram classificadas nomo nível 1 e 2 de centralidade. Os pontos são simbolizados de acordo com o nível de centralidade. Fluxo dominante: principal fluxo de saída de uma Cidade com aeroporto(s). Casa haja mais de um aeroporto com voo regular de passageiros ou transporte aéreo de carga como serviço pago, os respectivos quantitativos são somados e considerados como um todo na unidade espacial de investigação, ou seja, a Cidade. Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2019. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes foram definidas pelo algoritmo de Jenks. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021