Educação
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"Mapa exibindo a proporção do total de matrículas em cursos de graduação presencial por município no ano de 2017 na área de Educação Dados de Censo Educação, Ensino Superior Graduação Presencial - Cursos oferecidos com a presença obrigatória dos alunos em sala de aula INEP,Censo da Educação Superior 2017"
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Mapa mostrando a distribuição espacial da variavel idade mediana de conclusão do Ensino fundamental por municipio. Em encarte, graficos de barra verticais mostrando as Taxas de Distorção Idade/ Conclusão e Taxa de Evasão Escolar, por grande região, para os ensinos medio e fundamental. Fonte: Sistema de Estatísticas Educacionais - Edudatabrasil. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, [2006]. Disponível em: <http://www.edudatabrasil.inep.gov.br>. Acesso em: out. 2010 Nota: Taxa de distorção idade-conclusão: indicador que avalia o percentual de alunos que concluem o nível de ensino com idade superior à recomendada. Taxa de evasão: é a proporção de alunos da matrícula total na série k, no ano t, que não se matricula no ano t+1.
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População adulta é aquela com 25 anos e mais de idade frequentando curso regular de ensino. Percentual da população com ensino superior/graduação concluído sobre o total da população com curso de ensino concluído no Censo Demográfico em 2010. Os cursos regulares referem-se aos mais elevados concluídos. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.
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"Mapa exibindo as centralidades e deslocamentos para acesso a cursos superiores. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para cursos de nível superior apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."
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A escola ou creche que a pessoa frequentava foi classificada, de acordo com a rede de ensino a que pertencia em: pública, quando federal, estadual ou municipal; e particular, incluindo aquele estabelecimento que era mantido por associação de moradores, empresas, fundação ou doação. Percentual das escolas ou creches da rede de ensino particular sobre o total das escolas ou creches. IBGE, Censo Demográfico 2000 e Malha Histórica Municipal 2000.
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População adulta é aquela com 25 anos e mais de idade frequentando curso regular de ensino. Percentual da população com ensino médio concluído sobre o total da população com curso de ensino concluído no Censo Demográfico em 2000. Os cursos regulares referem-se aos mais elevados concluídos. IBGE, Censo Demográfico 2000 e Malha Histórica Municipal 2000.
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População de 0 a 24 anos que frequentavam escola ou creche. Percentual da população com 6 a 14 anos que frequentava cursos de ensino fundamental sobre o total da população com idade entre 6 a 14 anos no Censo Demográfico em 2010. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.
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População de 0 a 24 anos que frequentava escola ou creche. Percentual da população com 15 a 17 anos que frequentava cursos de ensino médio sobre o total da população com idade entre 15 a 17 anos no Censo Demográfico em 2010. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.
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A escola ou creche que a pessoa frequentava foi classificada, de acordo com a rede de ensino a que pertencia em: pública, quando federal, estadual ou municipal; e particular, incluindo aquele estabelecimento que era mantido por associação de moradores, empresas, fundação ou doação. Percentual das escolas ou creches da rede de ensino particular sobre o total das escolas ou creches. IBGE, Censo Demográfico 2010 e Malha Municipal 2010.
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para medir a qualidade do ensino básico no país e para estabelecer metas para melhorá-la. Refere-se aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. É calculado a partir dos dados de aprovação escolar, do Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (Prova Brasil, para os municípios). Fonte: MEC/INEP - Censo Escolar 2016 Ano de referência: 2015