Rede Urbana
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Mapa exibindo as conexões entre as Metrópoles representando o agregado das ligações entre as atividades que geram fluxo ( ligação de gestão pública, de gestão empresarial, passagens aéreas vendidas na ligação e ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público).. As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade para cada um dos temas (respectivamente, o nível de ligação de gestão pública, o nível de ligação de gestão empresarial, as passagens aéreas vendidas na ligação e a frequência das ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público). Indicadores de intensidade: dentre as ligações entre metrópoles, para cada variável, o destino com maior valor foi classificado como de primeira ordem; as ligações com até metade do valor de primeira ordem foram classificadas como de segunda ordem; as ligações até um terço inferiores ao valor da principal foram classificadas como de terceira ordem; as demais foram desconsideradas. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.; Agência Nacional de Aviação Civil, Anuário do Transporte Aéreo, 2018. ; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, 2016.
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Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2020 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2020. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de carga de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de carga movimentada por voos de Cidades com aeroportos, somando-se os voos tanto de ida quanto de volta para o ano de 2015. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de carga simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de baixa e média complexidades. Ordens de frequência das ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de baixa e média complexidades - 2018. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço exibindo as centralidades para serviços de saúde de alta complexidade. Índice de atração temática para saúde de alta complexidade - 2018. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço exibindo a hierarquia urbana do Brasil, sem apresentar os centros locais. Simbologia: pontos simbolizados pelo código de hierarquia sem apresentação dos centros locais. A Hierarquia Urbana é composta por 11 classes denominadas, em ordem crescente, Centro Local (não representados), Centro de Zona B, Centro de Zona A, Centro Subregional B, Centro Subregional A, Capital Regional C, Capital Regional B, Capital Regional A, Metrópole, Metrópole Nacional e Grande Metrópole Nacional. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço das Tarifas Médias Ponderadas por destino (TMPd) das Cidades com aeroportos e atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Ano de 2020 A tarifa média ponderada por destino (TMPd) é calculada a partir da tarifa de toda passagem aérea comercializada e a quantidade de assentos vendidos com aquela tarifa específica para um determinado destino, dividido pelo total de assentos comercializados para esse mesmo destino. Simbologia: pontos simbolizados de acordo com as classes de TMPd das Cidades com aeroportos e atendimento regular de transporte aéreo de passageiros. Método de classificação Jenks, espelhando as classes de 2019 para melhor visualização da evolução. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fontes: 1. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Tarifas aéreas comercializadas: microdados 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021g. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/microdados-de-tarifas-aereas-comercializadas. Acesso em: jan. 2021. 2. IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.
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Tempo médio de voo direto entre duas Cidades. Brasil - 2019. Mapa representado todas as opções de voos diretos do País e seus respectivos tempos médios de voos calculados pelos registros de horas voadas e quantidade de decolagens entre as Cidades com aeroportos para o ano de 2019 Voo direto: Operação particular da aeronave, identificada pelo explorador pelo uso do mesmo designativo, desde o ponto de origem, via quaisquer pontos intermediários, até o ponto de destino. Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as centralidades como origem de jornais impressos. Índice de atração temática para jornais impressos - 2018. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de origem de jornais circulantes, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras neste tema. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço exibindo cidades onde não circulam jornais editados em outras cidades. Ordem da opção "não circula jornal". Não circulação: cidades que indicaram a ausência de circulação de jornal impresso dentre as três ordens de frequência. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.