Rede Urbana
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Mapa exibindo as conexões entre as Metrópoles representando o agregado das ligações entre as atividades que geram fluxo ( ligação de gestão pública, de gestão empresarial, passagens aéreas vendidas na ligação e ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público).. As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade para cada um dos temas (respectivamente, o nível de ligação de gestão pública, o nível de ligação de gestão empresarial, as passagens aéreas vendidas na ligação e a frequência das ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público). Indicadores de intensidade: dentre as ligações entre metrópoles, para cada variável, o destino com maior valor foi classificado como de primeira ordem; as ligações com até metade do valor de primeira ordem foram classificadas como de segunda ordem; as ligações até um terço inferiores ao valor da principal foram classificadas como de terceira ordem; as demais foram desconsideradas. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.; Agência Nacional de Aviação Civil, Anuário do Transporte Aéreo, 2018. ; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, 2016.
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Ordem de ligação entre metrópoles no tema Gestão Empresarial. Apenas ligações entre metrópoles - 2016 As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade. Ligações de gestão empresarial: para cada metrópole, somou-se o total de empresas com sede e filiais que esta possui em cada uma das demais metrópoles. O destino com maior valor foi classificado como de primeira ordem; os destinos seguintes que obtiveram pelo menos metade da quantidade do destino de primeira ordem receberam segunda ordem; e os destinos com até um terço do valor do destino de primeira ordem receberam terceira ordem; os demais destinos foram desconsiderados. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço exibindo as ligações entre cidades para jornais. Ordens de frequência das ligações entre cidades para acesso a jornais impressos editados em outras cidades - 2018. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Na temática jornal impresso, quaisquer das três ordens de frequência pode ter como resposta uma cidade onde os jornais de maior circulação são editados ou a opção "não circula jornal impresso". Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Mapa mostrando o numero de agencias bancarias existentes por municipio Fonte: Relação de agências e postos bancários (transferência de arquivos). Agências e postos bancários em funcionamento no país. Brasília, DF: Banco Central do Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?RED-RELAGPAB>. Acesso em: jun. 2010.
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Metrópoles, Capitais Regionais e Centros Sub-Regionais do REGIC 2007. Representou-se a Grande Metrópole Nacional, as Metrópoles Nacionais, as Metrópoles, as Capitais Regionais A, B e C e os Centro Sub-regionais A e B. Cidades - REGIC - Hierarquia Urbana. O estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), classifica as cidades brasileiras em 5 categorias que subdividem-se em outras 11 classes. Somente foram representados as categorias Métropoles, Capitais Regionais e Centros Sub-regionais. IBGE. Regiões de Influência das Cidades, 2007.
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Representou-se a Grande Metrópole Nacional, as Metrópoles Nacionais, as Metrópoles e as Capitais Regionais A, B e C. Cidades - REGIC - Hierarquia Urbana. O estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), classifica as cidades brasileiras em 5 categorias que subdividem-se em outras 11 classes. Somente foram representados as categorias Metrópoles e Capitais Regionais. IBGE. Regiões de Influência das Cidades, 2007.
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Mapa exibindo detalhamento da estrutura da rede do AP Blumenau (SC) - Capital Regional B (2B) e suas interações. O primeiro mapa, região de influência, destaca a estrutura da rede, indicando conexões diretas ao centro principal e conexões mediadas por um centro secundário. No mesmo mapa está representada a hierarquia dos centros pertencentes a rede e daqueles a ela adjacentes. Além disto, estão apresentadas, em cinza, todas as ligações dos centros acima do nível local. O segundo mapa, de conexões externas, apresenta ligações de centros superiores ao nível local, externos à região de influência da Metrópole ou Capital Regional em questão. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018; IBGE, Diretoria de Geociências, Áreas dos municípios, 2018; IBGE, Diretoria de Pesquisas, Estimativas da população, 2018; IBGE, Diretoria de Pesquisas, Produto Interno Bruto dos Municípios, 2016.
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Mapa exibindo a movimentação aérea de passageiros por Cidades com aeroportos e sua respectivas ligações por voos regulares para o ano de 2015 . Quantitativo de passageiros (x1000) movimentados por Cidades com aeroportos, tanto em voos regulares de ida quanto de volta, bem como todas as ligações aéreas com mais de 4542 passageiros movimentados no ano de 2015. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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"Mapa exibindo as centralidades e deslocamentos para acesso a serviços de saúde de alta complexidade. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para serviços de saúde de alta complexidade apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de passageiros entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2015. Quantitativo de passageiros movimentados entre duas Cidades com aeroportos por voos regulares no ano de 2015, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de passageiros movimentados, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de passageiros ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2015. Brasília, DF: ANAC, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.