Rede Urbana
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Mapa exibindo as conexões entre as Metrópoles representando o agregado das ligações entre as atividades que geram fluxo ( ligação de gestão pública, de gestão empresarial, passagens aéreas vendidas na ligação e ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público).. As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade para cada um dos temas (respectivamente, o nível de ligação de gestão pública, o nível de ligação de gestão empresarial, as passagens aéreas vendidas na ligação e a frequência das ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público). Indicadores de intensidade: dentre as ligações entre metrópoles, para cada variável, o destino com maior valor foi classificado como de primeira ordem; as ligações com até metade do valor de primeira ordem foram classificadas como de segunda ordem; as ligações até um terço inferiores ao valor da principal foram classificadas como de terceira ordem; as demais foram desconsideradas. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.; Agência Nacional de Aviação Civil, Anuário do Transporte Aéreo, 2018. ; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, 2016.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de passageiros movimentados entre duas Cidades com aeroportos por voos regulares no ano de 2020, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de passageiros movimentados, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de passageiros ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de alta complexidade. Ordens de frequência das ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de alta complexidade - 2018. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviços com os fluxos secundários de saída das Cidades com aeroporto(s) para transporte aéreo de cargas Fluxo direcional de saída da Cidade com aeroporto e transporte aéreo de carga para o destino com a segunda maior movimentação. Fluxo secundário: segundo maior destino em movimentação aérea de carga de uma Cidade com aeroporto(s). Periodicidade Decenal. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2019. Brasília, DF: ANAC, 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.
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Mapa exibindo detalhamento da estrutura da rede do AP Blumenau (SC) - Capital Regional B (2B) e suas interações. O primeiro mapa, região de influência, destaca a estrutura da rede, indicando conexões diretas ao centro principal e conexões mediadas por um centro secundário. No mesmo mapa está representada a hierarquia dos centros pertencentes a rede e daqueles a ela adjacentes. Além disto, estão apresentadas, em cinza, todas as ligações dos centros acima do nível local. O segundo mapa, de conexões externas, apresenta ligações de centros superiores ao nível local, externos à região de influência da Metrópole ou Capital Regional em questão. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018; IBGE, Diretoria de Geociências, Áreas dos municípios, 2018; IBGE, Diretoria de Pesquisas, Estimativas da população, 2018; IBGE, Diretoria de Pesquisas, Produto Interno Bruto dos Municípios, 2016.
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Metrópoles, Capitais Regionais e Centros Sub-Regionais do REGIC 2007. Representou-se a Grande Metrópole Nacional, as Metrópoles Nacionais, as Metrópoles, as Capitais Regionais A, B e C e os Centro Sub-regionais A e B. Cidades - REGIC - Hierarquia Urbana. O estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), classifica as cidades brasileiras em 5 categorias que subdividem-se em outras 11 classes. Somente foram representados as categorias Métropoles, Capitais Regionais e Centros Sub-regionais. IBGE. Regiões de Influência das Cidades, 2007.
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Geoserviço exibindo a rede urbana do Brasil com a região de influência das 15 metrópoles. Código concatenado de todas as metrópoles às quais a cidade de origem da ligação vincula-se para fins de representação cartográfica. Apenas vínculos de rede urbana. Simbologia: linhas exibem as regiões de influência das 15 metrópoles. As linhas tracejadas representam redes de múltipla vinculação. A vinculação a uma metrópole ocorre de maneira direta, isto é, o município ou arranjo populacional tem a metrópole como principal destino no acesso a bens e serviços, ou de maneira indireta, isto é, acessa outra cidade que se dirige a uma metrópole, podendo haver cadeias de diversos elos até a metrópole de cuja região de influência a cidade participa. Todas as cidades brasileiras fazem parte da rede de pelo menos uma metrópole, podendo fazer parte de mais de uma rede simultaneamente. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.
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Geoserviço exibindo a movimentação aérea de passageiros de Cidades com aerportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de passageiros movimentados por voos regulares, por Cidades com aeroportos, somando-se os voos regulares tanto de ida quanto de volta para o ano de 2010. Simobologia: pontos exibem o quantitativo de passageiros simbolizados gradativamente pelo tamanho, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algortimo de Jenks para a movimentação aérea de 2019 a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução com base no ano-referência da pesquisa, ajustando-se os valores extremos quando necessário. Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2010. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2010, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2010. Brasília, DF: ANAC, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/dados-estatisticos/arquivos. Acesso em: jan. de 2021.
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Geoserviço exibindo as ligações aéreas de carga entre Cidades com aeroportos que tiveram voos regulares em 2020. Quantitativo de carga movimentada entre duas Cidades com aeroportos por voos no ano de 2020, somando-se tanto os voos de ida quanto os de volta. Simbologia: linhas cuja espessura representa a gradação do quantitativo de carga movimentada, sendo que as classes espelharam os intervalos definidos pelo algoritmo de Jenks para o ano de 2019 com ajustes dos valores extremos quando necessário, a fim de facilitar a comparação visual e gráfica da evolução da movimentação aérea de carga ao longo da década. A classe inferior fora eliminada para facilitar a visualização das demais no mapa. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil: resumo anual 2020. Brasília, DF: ANAC, 2021e. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/envio-de-informacoes/base-de-dados-estatisticos-do-transporte-aereo. Acesso em: jan. de 2021.